Pentacampeão mundial, Rivaldo encontrará pela frente o ex-companheiro Ronaldo no Paulista de 2011
Pentacampeão do mundo e consagrado no esporte, o experiente meia Rivaldo anunciou nesta quinta-feira o seu retorno ao futebol brasileiro. Em mensagem escrita no Twitter, o jogador afirmou que disputará o Campeonato Paulista de 2011 pelo Mogi Mirim, clube responsável por projetar o jogador em São Paulo.
Dessa forma, o jogador concretiza o retorno ao interior paulista após 17 anos de ausência. Em 1992, Rivaldo participou da campanha mais destacada do Mogi Mirim no Campeonato Paulista. Um dos principais nomes do "Carrossel Caipira", como o clube ficou conhecido, o meia transferiu-se por empréstimo para o Corinthians um ano depois.
Após bom início no clube do Parque São Jorge, Rivaldo decepcionou no Paulista de 1994, o que fez o time alvinegro desistir da contratação definitiva. Desprestigiado pelo Corinthians, o meia acertou com o arquirrival Palmeiras, clube pelo qual brilhou no Brasileiro, disputado no segundo semestre deste mesmo ano.
Campeão pelo nacional pela equipe de Palestra Itália, Rivaldo seguiu brilhando com a camisa da equipe alviverde nos anos subsequentes. Em 1996, depois de comandar o famoso "ataque dos 100 gols", no Paulista daquele ano, o jogador iniciou a trajetória europeia no Deportivo La Coruña, da Espanha.
Depois de uma boa temporada pelo time da Galícia, Rivaldo acabou vendido para o Barcelona. Na Catalunha, tornou-se ídolo e foi reconhecido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) como o melhor jogador do mundo no ano de 1999.
O brasileiro manteve o grande nível até obter a maior glória da carreira. Em 2002, o meia foi um dos líderes da Seleção Brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari. Na Copa do Mundo, disputada no Japão e na Coreia do Sul, Rivaldo marcou cinco gols. Depois do Mundial, após o Barcelona recontratar o técnico holandês, e desafeto do atleta, Louis Van Gaal, o pernambucano mudou-se para o Milan.
Uma temporada depois de desembarcar na Itália, no entanto, Rivaldo surpreendeu e mudou-se para o Brasil para defender o Cruzeiro, depois de uma pífia passagem pelo time rubro-negro de Milão. Contudo, de volta ao País, o meia sofreu com a readaptação e não conseguiu repetir as boas atuações. O fiasco em Minas Gerais durou pouco menos de seis meses.
Rivaldo retomou o alto nível de futebol na Grécia, onde defendeu o Olympiakos e o AEK Atenas. Após três temporadas, o meia pentacampeão mundial se transferiu para o Bunyodkor, do Uzbequistão, onde está desde 2008.
fonte: terra