quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Justiça dá ao Santos 'fatias' de atletas que eram do DIS

Peixe recupera percentual de jovens jogadores, mas terá de travar longa batalha na Justiça para manter decisão

Wesley do Werder Bremen (Crédito: Reuters)
Wesley em campo pelo Werder Bremen, enquanto Santos e Grupo Dis vivem briga jurídica (Foto: Reuters)


O Santos saiu na frente do Grupo DIS na disputa judicial que vale 25% dos direitos econômicos de sete jogadores, entre eles, o de Paulo Henrique. Os advogados do clube conseguiram um despacho que rescinde o contrato entre as partes e dá ao investidor um percentual dos atletas.

No ano passado, o Peixe vendeu, por R$2,9 milhões, 25% dos direitos de Paulo Henrique, Diego Faria, Anderson Planta, Tiago Luis, Wesley e André, além de 20% do que valia Breitner. O valor, no entanto, era equivalente a pouco mais de 2% da multa contratual de todos os jogadores juntos.

Com esses números, o Santos entrou com uma ação pedindo o cancelamento do contrato, assinado por Marcelo Teixeira, com o argumento de que houve uma diferença muito grande entre o que foi investido e o que foi arrecadado e que o clube foi prejudicado.

Nesta terça-feira, o juiz da da 5ª Vara Cível de Santos, José Wilson Gonçalves, deu o despacho favorável ao Santos, ao concluir que houve uma "absurda desproporção entre os investimentos, os riscos inerentes ao negócio e o respectivo financeiro ao autor e, de outro lado em relação à ré".

Isso significa que o Peixe ainda teria de devolver o valor recebido pela assinatura do contrato, mas receberá o valor excedente cedido na venda de André. Somando tudo, o Santos teria de pagar R$ 1,02 milhão ao grupo, mas teria o percentual de seus jogadores de volta.

O imbróglio jurídico terá mais capítulos, já que o DIS recorrerá da decisão. A reportagem entrou em contato com o grupo, que pretende se manifestar apenas após o resultado em segunda instância.

TAGS