quinta-feira, 25 de novembro de 2010

‘Conca da MLS’, ex-Furacão se diz feliz por superar Beckham e Henry

David Ferreira foi eleito o jogador mais valioso, mas FC Dallas foi derrotado
na decisão. Em 34 jogos no ano, anotou dez gols e distribuiu 13 assistências

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

Se o argentino Darío Conca está próximo de ser eleito o melhor do Campeonato Brasileiro, já há quem nos Estados Unidos sinta o gosto de estar no topo. Na Major League Soccer, ninguém foi mais decisivo do que o meia David Ferreira, ex-Atlético-PR, e há duas temporadas no FC Dallas: ele pode bater no peito e dizer que é o MVP (jogador mais valioso em inglês) da competição.

BLOG BRASIL MUNDIAL F.C.: veja alguns lances de Ferreira em vídeo da MLS

David Ferreira comemora gol do Dallas
David Ferreira comemora um dos dez gols que marcou pelo FC Dallas na temporada (Foto: Getty Images)

O colombiano foi escolhido com base em votos de jogadores, técnicos, jornalistas e funcionários da patrocinadora do prêmio. Ele terminou com 20% dos votos, contra 18% do atacante americano Edson Buddle, do Los Angeles Galaxy. Neste ano, em 34 jogos, Ferreira marcou dez gols e distribuiu 13 assistências. Números insuficientes para o seu time, que acabou como vice-campeão nos playoffs para o Colorado Rapids. Após, é claro, ajudar a eliminar o Los Angeles Galaxy do xará David Beckham e do americano Landon Donovan, MVP da útima edição. O New York RB, de Henry e Rafa Márquez, também ficou pelo caminho.

David Ferreira na partida do Dallas contra o Beckham
Ferreira desbancou o inglês David Beckham (Getty)

– Estou muito feliz mesmo. É uma emoção muito grande conseguir esse prêmio tão importante na MLS e tive a oportunidade. Fiz uma boa temporada, a liga está evoluindo cada vez mais... Posso dizer que foi a melhor temporada em toda a minha carreira – afirmou.

Como se sabe, a comparação com Conca não se restringe aos números. Ambos são estrangeiros em suas ligas, contam com o carinho quase unânime entre as torcidas e têm os passes para gol como uma das maiores virtudes.

– Ele é um ótimo jogador, também está passando por um grande momento e fez muitas assistências no Brasileiro. Eu estou bem demais aqui e negociando se vou continuar. É a minha vontade.

O técnico do Dallas, Schellas Hydmann, também já avisou que o sentimento é recíproco.

– A primeira coisa que passou pela minha cabeça foi: porque o Brasil, de todos os lugares, iria buscar na Colômbia um jogador? Mas não demorou muito para entender porque ele era tão importante para o Atlético-PR – contou, em entrevista à Fox Sports.

David Ferreira comemora título do Dallas com a taça
David Ferreira com o troféu da Conferência Oeste: Dallas derrotava o Los Angeles Galaxy (Foto: Getty Images)

FONTE: GLOBO