terça-feira, 23 de novembro de 2010

'Síndrome de Robin Hood' faz Timão se complicar na batalha pelo título

Dos 44 pontos perdidos pelo Corinthians neste Campeonato Brasileiro, 27 foram contra equipes que estão da metade para baixo da classificação

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

chicão corinthians perde pênalti atlético-go
Chicão faz cara feia durante derrota do Timão para

o Dragão (Foto: Rodrigo Coca / Agência Estado)

A história conta que Robin Hood foi um herói que vivia na floresta de Sherwood, na Inglaterra, roubando dos ricos para dar aos pobres. No Campeonato Brasileiro, o Corinthians faz algo semelhante a isso. Em segundo lugar e mais distante do título depois do empate com o Vitória, o Timão poderia estar em uma situação muito melhor se não tivesse perdido tantos pontos para clubes que estão na parte de baixo da classificação.

Os números mostram que os vacilos alvinegros em partidas consideradas mais fáceis foram determinantes para não permitir que a equipe disparasse. Desde o início da competição, o clube do Parque São Jorge desperdiçou nada menos que 27 pontos em jogos diante de adversários que estão da metade para o fim da tabela.

O maior ladrão de pontos do Corinthians é um clube que passou boa parte do torneio na zona do rebaixamento: o Atlético-GO. O Dragão, ainda lutando contra a degola nas duas últimas rodadas, derrotou o Timão por 3 a 1, no Serra Dourada, e repetiu a dose por 4 a 3, no Pacaembu, resultado que derrubou o técnico Adilson Batista.

Em seguida, aparece o Ceará, que obteve dois empates diante do Alvinegro, impedindo que ele conquistasse outros quatro pontos – 0 a 0, em Fortaleza, e 2 a 2, em São Paulo. Curiosamente, do 11º ao 20º colocado, o Timão só não tropeçou frente ao Goiás, adversário da última rodada, no Serra Dourada. Pelo primeiro turno, os paulistas fizeram 5 a 1.

- Esse perde e ganha é normal em uma competição. O Vitória precisava ganhar para sair de baixo. Ainda acreditamos. O título só será decidido no último jogo – disse o meia Danilo após o empate por 1 a 1 com o Rubro-Negro baiano, domingo, em Salvador.

Por outro lado, o Corinthians tem um rendimento muito bom contra times da primeira até a décima posição, inclusive diante daqueles que brigam pelo título. Foram apenas 17 pontos perdidos contra essas equipes desde o início do torneio nacional.

As maiores vítimas são clubes com elencos renomados. O Alvinegro obteve vitórias dentro e fora de casa contra o líder Fluminense (1 a 0 e 2 a 1), Santos (4 a 2 e 3 a 2) e São Paulo (3 a 0 e 2 a 0). Já o Botafogo, candidato a uma vaga na Taça Libertadores de 2011, foi quem mais impediu o Timão de pontuar, com empates por 2 a 2, no Rio de Janeiro, e 1 a 1, no Pacaembu.

Para ser campeão, o Corinthians terá de torcer por tropeços do Fluminense, líder com 65 pontos, diante de Palmeiras e Guarani. O Timão vem logo abaixo, com 64, e precisará vencer Vasco e Goiás.
fonte: globo