segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Laporta, atriz pornô, papa: saiba por que Barça x Real será na segunda

Eleições para o Parlamento da Catalunha neste domingo fizeram o jogo ser adiado. Rivalidade fez clube merengue sugerir partida no sábado

Por Thiago Dias Rio de Janeiro

Joan Laporta, ainda presidente do BarcelonaLaporta deixou o Barcelona neste ano e tem usado
o clube como propaganda (Foto: getty image)

Na língua do futebol, domingo rima com clássico. Mas as eleições da Catalunha fizeram o maior jogo da Espanha ser realizado durante a semana na primeira metade da temporada 2010/2011. Barcelona e Real Madrid se enfrentam nesta segunda-feira no Camp Nou, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo poderia ter sido no sábado, ou até mesmo neste domingo. Porém, uma série de fatores adiou o jogo. Ex-presidente de clube, rivalidade, o papa e até uma atriz pornô fizeram Lionel Messi e Cristiano Ronaldo perderem o dia nobre.

As eleições do Parlamento da Catalunha estavam marcadas para o início do mês, mas a visita do papa Bento XVI à comunidade autônoma adiou o pleito para este fim de semana, que já havia sido reservado para o clássico. O atual presidente da Generalidad de Cataluña (equivalente a governador de um estado brasileiro), José Montilla, decidiu que a votação seria no domingo. E começou o impasse sobre a data de realização do clássico.

A princípio, o Barça aceitou disputar o jogo no domingo. Porém, as autoridades vetaram por falta de segurança, já que a maior parte da polícia estaria envolvida nas eleições. O Real tentou ser esperto e sugeriu para sábado, pois obrigaria o rival a um desgaste grande: o time de José Mourinho jogou na terça-feira pela Liga dos Campeões no Santiago Bernabéu, enquanto a equipe de Pep Guardiola viajou à Grécia na quarta pela Champions.

Outra parte interessada, a televisão dona dos direitos de transmissão também se meteu. E acabou batendo o martelo: com medo de perder audiência por causa das eleições, decidiu que o clássico seria na segunda à noite, aproveitando um horário reservado nesta temporada para pay-per-view.

E o que uma atriz pornô tem a ver com isso? Explica-se: Joan Laporta, ex-presidente do Barça, é candidato ao parlamento. Uma das polêmicas de sua campanha foi a presença de María Lapiedra, que divulgou vídeos na internet divulgando a candidatura de Laporta. A atriz de filmes eróticos chegou a gravar imagens com o Bernabéu no fundo, provocando o Real.

María Lapiedra atriz pornô espanholaMaría Lapiedra: atriz pornô fez campanha para Laporta pela internet (Foto: www.marialapiedra.com)

Inspirado no argentino Mauricio Macri - ex-presidente do Boca Juniors que virou prefeito de Buenos Aires -, Laporta fundou o partido "Solidaritat Catalana per la Independència" neste ano para concorrer ao parlamento. O ex-dirigente, que virou inimigo da atual diretoria do Barça (Sandro Rosell é o novo presidente), usou as conquistas no clube para se promover (ganhou 12 taças em sete anos).

Como as eleições na região são indiretas, os eleitores votam nos partidos para formar o parlamento. Em seguida, o presidente (governador) é eleito pelos deputados. A intenção de Laporta é ser o novo presidente da Generalidad de Cataluña. Um sonho difícil de ser realizado.

- As pesquisas indicam que o partido dele fará entre zero e quatro deputados. Governador, é quase impossível ele ser. A mídia tem criticado muito o Laporta por usar o Barça como propaganda. Para o clube, é indiferente ele ser eleito ou não. Não é bom, nem ruim. Ele está brigando na Justiça contra a diretoria atual. Quase todo o parlamento é formado por torcedores do Barcelona, uns 90% - explica o jornalista catalão Joaquim Piera, do jornal "Sport".

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real o clássico entre Barcelona e Real Madrid, segunda-feira, às 18h (de Brasília), direto do Camp Nou.

FONTE: GLOBO