quinta-feira, 7 de abril de 2011

Estadual sem o campeão: Baré desiste de defender título em Roraima

Detentor do título alega problemas financeiros e só volta a jogar em 2012. Competição começou no fim de semana passado e tem apenas seis clubes

Por Klima Pessanha Rio de Janeiro

Atual campeão estadual, com nove títulos no total e dono da maior torcida de Roraima. Nem todos esses atributos garantiram ao Baré as condições necessárias para a participação do clube no Campeonato Roraimense, que começou no fim de semana passado com apenas seis equipes. Alegando dificuldades financeiras, o Índio da Consolata fechou as portas em 2011 e só volta a jogar no ano que vem, já que a federação local não promove outra competição no estado.

Antes mesmo de o Estadual começar, o Baré já estava metido em uma polêmica nacional. Com vaga garantida na Copa do Brasil, o clube pegou a Ponte Preta na primeira fase. Perdeu por 1 a 0 jogando em casa e garantiu o segundo confronto, o que já foi considerado uma proeza.

Baré Taça (Foto: Ribamar Rocha)
Baré conquistou o título em Roraima no ano passado (Foto: Ribamar Rocha)

Entretanto, o clube roraimense nem chegou a disputar o jogo em Campinas. Foi a julgamento no STJD e eliminado da competição. O motivo? Nenhum dos jogadores que disputaram a partida estava inscrito no Boletim Informativo Diário da CBF. A Federação Roraimense não conseguiu inscrever os jogadores via internet, e os atletas entraram em campo sem condições legais.

A eliminação inusitada e a falta de investimento fizeram com que o presidente do Baré, Luciano Araújo, o Zuza, tomasse a decisão de encerrar as atividades em 2011.

- Usamos o dinheiro que caiu este ano para pagar dívidas antigas. Os jogadores que usamos na Copa do Brasil eram emprestados. Resolvemos devolvê-los, pois não vamos começar uma coisa e parar no meio do caminho. Não temos investimento aqui, as empresas não apoiam porque tem muitos problemas (extracampo) por aqui - disse Zuza.

Um desses problemas é uma promessa não cumprida do governo estadual. Em 2010, ainda na gestão do governador José de Anchieta Júnior, cassado em fevereiro, os jogos tiveram portões abertos para que os clubes pudessem receber uma quantia em dinheiro como compensação.

- O governo ia pagar R$ 20 mil, mas até hoje não cumpriu. Então, vamos recarregar as baterias para ser campeão no ano que vem.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM procurou o presidente da Federação Roraimente, Zeca Xaud, e representante do governo estadual, mas não conseguiu contato.

Técnico busca clube para tentar ser pentacampeão

Toda essa confusão acabou respingando em um recordista no Brasil. Único técnico tetracampeão estadual no país, Fábio Luiz está sem clube para tentar o penta. O jovem de 35 anos se irritou com o acontecido na Copa do Brasil e garante que não trabalha mais em Roraima enquanto não houver mudanças dos dirigentes do futebol do estado.

Fabio Luiz técnico Baré (Foto: Ribamar Rocha)
Fabio Luiz venceu os últimos quatro
títulos em Roraima (Foto: Ribamar Rocha)

- Não tenho mais motivação para trabalhar em Roraima. Falei para o Zuza: "Não tenho nada contra você, mas os dirigentes aqui são muito amadores". O que tinha que fazer lá, já fiz - explicou Fábio Luiz, que chegou a ser convidado pelo rival do Baré, o Atlético Roraima, para trabalhar.

Enquanto não aparece uma nova oportunidade, o treinador vai atrás de mais bagagem para melhorar o currículo. Na semana que vem ele vai acompanhar treinos do Penarol-AM, hoje comandado por Uidemar, ex-jogador de Flamengo e Goiás. Também já tem acertado uma visita à Ponte Preta, adversário por um jogo na Copa do Brasil.

- Já tive uma conversa com o Gilson Kleina (técnico da Ponte) para passar um tempo lá. Preciso observar o que os técnicos de renome fazem que eu não faço para ter certeza que estou no caminho certo - explicou Fábio Luiz.

Há a possibilidade, também, de uma passagem pelo Flamengo. O ex-jogador Osmar Guarnieli, amigo de Fábio Luiz, irá conversar com Vanderlei Luxemburgo para tentar um estágio para Fábio Luiz no Rubro-Negro.

fonte: globo