sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sem concentração, clube inova e ‘confunde’ jogadores na Holanda

Fortuna Sittard, penúltimo colocado da Segundona, pede para jogadores se apresentarem 1h15 antes dos jogos em casa. ‘Não ficamos 100% no clima’

Por Victor Canedo Rio de Janeiro

Disciplina e um relógio. É o que os jogadores do modesto Fortuna Sittard precisam para poderem disputar as partidas da Segunda Divisão da Holanda. Sem adotar a concentração, direção e comissão técnica decidiram inovar: os atletas devem se apresentar 1h15 antes dos jogos.

A medida é bem diferente do que é visto no Brasil, onde técnicos convocam o grupo para se concentrar até dois dias antes de uma decisão, por exemplo. Em outros clubes na Europa é raro ver os jogadores reunidos na véspera, a não ser que inclua uma viagem. Mas, no dia do jogo, eles costumam se apresentar após o almoço e não momentos antes do apito inicial. No Fortuna Sittard, há quem se confunda.

Time do Fortuna (Foto: Divulgação / site oficial)
Time posado do Fortuna Sittard, que briga contra o rebaixamento à Terceira Divisão da Holanda: sem concentração e com apresentações dos jogadores momentos antes da partida (Foto: Divulgação / site oficial)

– Os nossos jogos geralmente são às 20h. A apresentação é 18h45, direto do estádio. Nos jogos longe de casa é um pouco mais cedo, pois precisamos viajar e aí depende do tempo. Os outros jogadores gostam, eu também, mas como estamos acostumados com a concentração nós precisamos um pouco disso – disse o volante brasileiro João Marcos.

– Às seis horas eu estou em casa falando com alguém do Brasil. Não fico 100% no clima do jogo. E teve até um zagueiro que não pode jogar porque se perdeu e chegou 19h30 no estádio. Era o primeiro jogo dele. O bom é que eu moro perto, praticamente do lado do estádio, senão também estava ferrado (risos) – completou o jogador.

João Marcos Diogo Fortuna Holanda (Foto: Arquivo Pessoal)
Diogo e João Marcos: concentração faz falta

João Marcos, de 19 anos, pertence ao Botafogo e faz parte de uma parceria entre os clubes. Ele e o meia Diogo, de 21, estão emprestados até o fim de maio e depois retornarão ao Rio de Janeiro. Foram para um período de treinos e acabaram contratados.

– Estou na expectativa de voltar ao Botafogo e ter minha chance. Sei que o clube está buscando reforços principalmente para a minha posição e acho que mostrei bem o meu trabalho aqui. Posso encarar esse desafio – afirmou Diogo.

Da pacata Sittard-Geleen, de 96 mil habitantes, o Fortuna tem a missão de se livrar de um rebaixamento para a Terceira Divisão. Atualmente, a equipe ocupa a vice-lanterna e 17ª posição, com 22 pontos, dois a mais que o Almere City. Somente o último colocado cai. Restam quatro rodadas.

O Fortuna se divide entre a Série B do país, em que está a perigo na penúltima posição, e a Copa KNVB (equivalente à Copa do Brasil), competição já vencida duas vezes, em 1957 e 1964. Na temporada 1956/57, inclusive, foi vice-campeão nacional, atrás do Ajax. Essa glória toda foi deixada para trás após uma grave crise financeira, em parte em virtude de más gestões. Houve até uma fusão em 1968, que deu origem ao nome atual. Desde então, só um título da Segundona: 94/95.

fonte: GLOBO