Judoca brasileiro segue vivo no sonho da terceira medalha olímpica
Por Gabriele Lomba
Direto de Londres
7 comentários
Tiago Camilo venceu mais uma luta, de novo por ippon, e deu um passo importante para tentar se tornar o maior medalhista do judô brasileiro e único do mundo com pódios em três categorias diferentes. Em seu segundo combate nos Jogos de Londres, na peso-médio (até 90kg), derrotou o italiano Roberto Meloni e se classificou às quartas de final. Ao fim da luta, o italiano reclamava: alegava que tinha sido apenas wasari.
Em quatro dias de competição, os judocas brasileiros tinham vencido apenas duas lutas por ippon: Felipe Kitadai e Leandro Guilheiro. Camilo, prata em Sydney 2000 (na leve) e bronze em Pequim 2008 (na meio-médio), venceu as duas desta quarta com a pontuação máxima: a primeira, contra o ucraniano Roman Gontiuk.
Nas quartas de final, Tiago Camilo enfrenta Dilshod Choriev, do Uzbequistão, contra o qual tem três vitórias em três confrontos diretos. A luta deve acontecer por volta de 8h (horário de Brasília).
Meloni começou mais ativo e entrou na frente do brasileiro, tentando entradas, mas Camilo estava bem na defesa. Com 1m10s de luta, os dois judocas levaram um shido (advertência) cada, por falta de combatividade. Com 2m35s restando, o paulista encaixou um belo seoi nage, que chegou a ser pontuado como wazari, mas foi rebaixado para um yuko após consulta ao replay.
O italiano passou a atacar mais, e Camilo, se defendendo muito bem, quase levou uma segunda advertência, que foi consignada pelo árbitro central, mas removida pelos laterais. Com um minuto restante, o brasileiro acertou um golpe perfeito, que lhe deu mais um ippon e garantiu sua vitória. O italiano saiu do tatame reclamando.
fonte: globo