terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conaf afasta auxiliar que validou gol do Santos em triplo impedimento


Emerson de Carvalho, que é filiado à Fifa e está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014, ficará pelo menos quatro semanas na 'geladeira'

Por GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
902 comentários
Emerson Augusto de Carvalho, o árbitro assistente que validou um gol do Santos em triplo impedimento no clássico contra o Corinthians, domingo, na Vila Belmiro, está afastado por pelo menos quatro semanas. A informação foi revelada por Manoel Serapião, vice-presidente da Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (Conaf), em entrevista à Rádio Globo, na tarde desta segunda-feira.
No lance, Bruno Rodrigo cabeceou, Durval escorou e André tocou para o gol, mas todos estavam em posição irregular (veja no vídeo ao lado). Carvalho não viu impedimento na jogada, e o árbitro Flávio Guerra validou o gol. O erro causou muita reclamação dos corintianos. O próprio vice-presidente da Conaf admitiu surpresa, já que Emerson de Carvalho é filiado à Fifa e está pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014.
– Não podemos esconder o óbvio. A comissão tem de reconhecer que houve o erro. Não foi grosseiro, mas um assistente como o Emerson Carvalho, filiado à Fifa e pré-selecionado para a Copa, está ali para fazer o trabalho dele – disse Serapião, que vê ao menos um mérito no comportamento do auxiliar. –  Mas tem pontos positivos a serem destacados: ele teve personalidade em manter a decisão.
andré santos gol corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)André, impedido, marca para o Santos. Carvalho, ao fundo, à direita, valida o gol (Foto: Marcos Ribolli)
Manoel Serapião admitiu que nunca havia visto uma jogada parecida e, em nome da Conaf, pediu desculpas ao Corinthians.
– Nunca vi três impedimentos seguidos no mesmo lance, ainda mais resultando num gol. A natureza conspirou contra ele. Tudo o que podemos fazer é pedir desculpas à agremiação prejudicada.
O vice-presidente da Conaf contou que já conversou com Emerson de Carvalho
– Pedi para que ele se aperfeiçoe, o último lance foi um erro de posicionamento. É um assistente que tem um saldo positivo muito grande. Não punimos os árbitros, porque eles não cometem transgressão, eles apresentam deficiência técnica. Ele tem de trabalhar para se recuperar. Temos inclusive uma psicóloga à disposição.
Serapião reiterou que o afastamento não se trata de uma “punição”, mas uma forma de preservar Carvalho
– A instrução também para que ele saia do circuito e não entre pressionado no próximo jogo. Não estabelecemos tempo (para retorno), mas serão pelo menos três ou quatro semanas até termos o retorno do trabalho dele e de ouvir a psicóloga de que está tudo bem.
Serapião também deixou claro que o afastamento não se estende ao árbitro do clássico, Flávio Rodrigues Guerra.
Paulinho reclama com o árbitro Flavio Guerra (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Por reclamação, Paulinho levou cartão amarelo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)FONTE: GLOBO