sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Confederações: Marin assegura Recife, e Valcke é mais cauteloso


Obras de construção da Arena Pernambuco seguem sendo monitoradas pela Fifa e têm até a última semana de outubro para apresentar garantias

Por Felippe Costa e Marcelo Baltar
Rio de Janeiro
Comente agora
Durante a entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, que apresentou um balanço atual da preparação do país para a Copa das Confederações (2013) e para a Copa do Mundo (2014), o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, se disse tranquilo quanto à presença da Arena Pernambuco na competição do próximo ano. Segundo o dirigente, todas construções estarão prontas no momento certo.
- Estamos acompanhando Recife atentamente. Contato permanente com Eduardo Campos (governador). Triplicaram os funcionários. Não tenho dúvidas de que cumprirão os prazos. Não me preocupa. No momento certo, todas as obras estarão concluídas.
Marin, Valcke, Bebeto, Ronaldo e Luis Fernandes, Copa do Mundo (Foto: Fellipe Costa / Globoesporte.com)Ronaldo, Valcke, Marin, Luis Fernandes e Bebeto demonstram união entre COL, Fifa e Governo na reunião no Rio de Janeiro nesta quinta-feira  (Foto: Fellipe Costa / Globoesporte.com)
Contudo, as obras da Arena Pernambuco ainda causam preocupação para a Fifa. A previsão de entrega é para fevereiro de 2013, mas a construção precisa mostrar um resultado definitivo em outubro. Por isso, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se mostrou cauteloso quanto a isso. Segundo ele, a entidade precisa ter certeza de que tudo estará pronto, pois começará a vender os ingressos em dezembro.
- O único problema é que o estádio tem que estar pronto. Temos o prazo porque vamos começar a vender (ingressos) no inicio de dezembro. Precisamos ter certeza de que o estádio estará pronto na hora certa.
As obras da Arena Pernambuco, que será palco de cinco jogos da Copa da Mundo de 2014, atingiram 51,64% de conclusão. A divulgação foi feita na noite desta quinta-feira pela construtora Odebrecht, responsável pelo projeto. O estádio está orçado em R$ 500,2 milhões e terá capacidade para 46 mil pessoas, com 4.700 vagas de estacionamento.
Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília estão confirmadas na Copa das Confederações. A tabela divulgada pela Fifa conta ainda com Recife e Salvador, mas as capitais de Pernambuco e Bahia ainda serão avaliadas pela Fifa sobre a participação no torneio de 2013.
FONTE: GLOBO