quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ricardo Berna celebra atuação de gala: ‘Não é uma conquista só minha’


Goleiro se destaca no empate por 0 a 0 com o Internacional e agradece apoio de amigos e familiares no período em que esteve na reserva

Por Cahê Mota Porto Alegre

No duelo entre os argentinos Darío Conca e D´Alessandro, quem brilhou foi um jogador bem brasileiro. Brasileiro de São Paulo para ser mais exato. Aposta de Muricy Ramalho após a lesão de Fernando Henrique e a má fase de Rafael, Ricardo Berna foi o nome do empate por 0 a 0 entre Fluminense e Internacional, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, pela 33ª rodada do Brasileirão (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Rafael Sóbis, Giuliano e Andrezinho tiveram chances claras. Até concluíram bem. Mas pararam em um goleiro em noite inspirada.

Titular pela quarta vez consecutiva, Berna celebrou a boa atuação e agradeceu aos que o incentivaram durante o longo período entre os reservas.

- Depois de tanto tempo batalhando e buscando esse reconhecimento do trabalho, pude aproveitar minha oportunidade. Não é uma conquista só minha, mas de todos os companheiros e pessoas que sempre estiveram ao meu lado. Minha esposa, pais, irmãos, família, amigos... Eles sabem o quanto influenciaram positivamente para que acontecesse isso hoje. Além de todo o grupo, que é maravilhoso.

A atuação destacada, entretanto, não fez com que o camisa 1 puxasse somente para si os holofotes. Conhecido por ser um dos jogadores mais queridos do elenco, Berna fez questão de dizer que mais importante do que ir bem individualmente é conquistar o título em conjunto.

É importante frisar que metas pessoais não têm importância neste momento"
Ricardo Berna, goleiro do Flu

- É importante frisar que metas pessoais não têm importância neste momento. Todos nós queremos o título. Dormimos e acordamos pensando nisso. É um grupo que já é maravilhoso e vai ficar ainda mais forte para buscar esse título.

O goleiro ainda ficou dividido na hora de eleger se foi a sua partida mais decisiva com a camisa tricolor.

- Definir como a atuação mais importante é complicado. Pode ser até pelo momento, mas em 2006 teve um jogo contra o Santa Cruz que se perdêssemos íamos decidir o rebaixamento contra o Palmeiras fora de casa. Se caíssemos naquela ocasião, hoje podia ser tudo diferente. É difícil dimensionar essas coisas. Mas o momento é maravilhoso, muito bom. E esse ponto vai fazer a diferença lá na frente. Um ponto que todo mundo conquistou junto.

Com contrato até o fim do ano, ele aproveita para fazer das últimas rodadas seu vestibular. E o goleiro agradece ao técnico Muricy Ramalho a oportunidade de jogar.

- Sempre confiei muito no meu potencial e na minha condição física. Me preparo para isso. Quando o Muricy chegou na preleção e falou que eu ia jogar, foi uma surpresa, mas me sentia preparado. Sempre me dediquei com afinco e isso torna a confiança algo natural. Fico feliz pela oportunidade e por provar que ele estava certo.

Com 58 pontos, o Fluminense é o primeiro colocado do Brasileirão e encara o Vasco, domingo, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 34ª rodada.

FONTE: GLOBO