quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cruzeiro mete 3 a 0 no Estudiantes e garante melhor campanha da 1ª fase

Vitória em La Plata encerra participação espetacular na classificação para o mata-mata da Taça Libertadores. Em seis jogos, cinco vitórias e um empate

por Fernando Martins Y Miguel

Estudiantes x Cruzeiro Comemoração (Foto: AP)
Thiago Ribeiro comemora primeiro gol (Foto: AP)

Apesar de enfrentar uma boa equipe, fora de casa, diante de uma fanática torcida e num gramado impraticável, o Cruzeiro ratificou a melhor campanha da fase de classificação da Taça Libertadores. Na noite desta quarta-feira, no estádio Ciudad de La Plata, a Raposa derrotou o Estudiantes por 3 a 0, gols de Thiago Ribeiro, Wallyson e Gilberto, e assegurou a vantagem de fazer sempre em casa o segundo jogo a partir das oitavas de final.

Mais efetivo no ataque, a equipe mineira aproveitou as oportunidades nas vezes em que chegou diante do gol de Orión, e o resultado coroou uma campanha quase impecável - não fosse o empate sem gols com o Tolima, fora de casa. O Cruzeiro chegou aos 16 pontos e não pode mais ser alcançada por nenhum time.

Rivalidade concreta

A rivalidade entre Cruzeiro e Estudiantes, que em 2009 decidiram a Libertadores, esquentou. Ao chegar ao estádio, sob vaias, a torcida e os jogadores escutaram várias provocações a respeito do título conquistado pelos argentinos. Em contrapartida, os celestes mostravam a mão aberta, em referência à goleada por 5 a 0, na estreia das equipes na atual competição, em Sete Lagoas.

Os jogadores do Cruzeiro entraram em campo com uma faixa de apoio ao meia Montillo, que não participou da partida, por conta da cirurgia de coração do filho mais novo, Santino. Os dizeres "Fé em Deus, amigo Montillo. Fuerza Santino!” emocionaram a todos no estádio.
Enquanto o Cruzeiro não teve Montillo, o Estudiantes sofreu com o desfalque de Verón, poupado pelo treinador.

FONTE: GLOBO