segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gustavo Sondermann tem lesões cerebrais irreversíveis

Piloto sofreu acidente durante etapa da Copa Montana


Piloto Gustavo Sondermann (Foto: Divulgação)
Gustavo Sondermann sofreu um grande acidente neste domingo em São Paulo (Foto: Divulgação)


A Curva do Café, no Autódromo de Interlagos, proporcionou mais uma tragédia no automobilismo brasileiro, neste domingo: o piloto Gustavo Sondermann teve lesões cerebrais irreversíveis em decorrência de fratura craniana e lesões cerebrais após seu carro ter sido atingido pelo de Pedro Boesel na prova da Copa Montana. Sondermann, de 28 anos, foi reanimado na pista e levado para o Hospital São Luiz do Morumbi, onde chegou em coma.

E MAIS:
Rubinho e Bruno Senna arrasados com morte

Médico da categoria, Dino Altmann chegou a dizer ainda na pista que não havia risco iminente de morte porque as condições respiratórias e circulatórias de Sondermann eram boas. Mas quando o piloto chegou ao hospital, o quadro havia piorado e Gustavo já respirava com a ajuda de aparelhos. No início da noite, foi confirmada a condição irreversível do piloto.

“Após exames clínico, neurológico, funcional e de imagem, foi constatado traumatismo craniano grave, hemorragia cerebral difusa e fratura da primeira vértebra cervical. Frente às lesões apresentadas, foi concluído pela equipe médica que não havia indicação para tratamento cirúrgico“ informou o boletim médico assinado por Altmann, o neurocirurgião Jorge Pagura e o diretor do hospital, Sebastião Cesar de Vasconcellos.

O local da batida é o mais crítico de Interlagos. Em 2007, Rafael Sperafico, companheiro de Sondermann na época, morreu num acidente parecido. Sob chuva, Sondermann bateu no muro externo, o carro voltou para a pista e Boesel, que tinha a visibilidade afetada pela nuvem de água, não pôde desviar – Marcelo Cesquim bateu de leve e não se machucou. Na F-1, Mark Webber, Fernando Alonso e Nico Rosberg também já bateram ali, mas não sofreram consequências.

Nos últimos anos, o local sofreu alterações e foi instalada uma barreira chamada soft wall, que absorve mais os impactos. Mas, no caso de Sondermann, a barreira acabou não cumprindo seu papel.
A corrida foi encerrada após o acidente, na quinta volta, devido à entrada dos carros de resgate e a vitória ficou com Rafael Daniel.

Atualizado às 18h07.


Carro de Sondermann destruído (Foto: Felipe Vieira/Velocidadesul.com)

FONTE: LANCE