domingo, 17 de abril de 2011

Hamilton supera problema, ultrapassa Vettel e quebra hegemonia do alemão

Vitória do inglês da McLaren é consolidada a cinco voltas do fim. Com tática ousada, Massa faz boa corrida, supera Alonso novamente e chega em sexto

Por GLOBOESPORTE.COM Xangai, China

Após o treino classificatório do GP da China, poucos apostavam no fim do domínio de Sebastian Vettel, sete décimos mais rápido que a concorrência. Só que Lewis Hamilton resolveu aparecer na história. O início foi complicado, por causa de um vazamento de combustível descoberto a poucos minutos da largada e que quase o tirou da corrida. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele conseguiu alinhar. Após uma prova inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Vettel a cinco voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo. Após boa recuperação, Mark Webber completou o pódio.

Em uma corrida recheada de disputas e ultrapassagens, com seis líderes diferentes, Felipe Massa acabou como o melhor brasileiro na China, na sexta posição. Ele apostou em uma tática ousada, de apenas duas paradas, assim como Vettel e Fernando Alonso. O vice-campeão de 2008 acabou chegando bem à frente do companheiro espanhol, sétimo colocado, que teve muitas dificuldades com o desgaste excessivo dos pneus Pirelli durante a corrida em Xangai. A dupla da Ferrari acabou atrás de Jenson Button, da McLaren, o quarto, e Nico Rosberg, da Mercedes, o quinto.

lewis hamilton mclaren gp da china pódio (Foto: agência AP)
Lewis Hamilton comemora sua primeira vitória em 2011, no GP da China, em Xangai (Foto: agência AP)

Rubens Barrichello, o outro brasileiro na prova, teve um mais um domingo complicado, mas conseguiu completar sua primeira corrida em 2011. O piloto da Williams chegou na 13ª posição, após travar boas disputas com os rivais no meio do pelotão. Ele acabou chegando pouco mais de 1m30s atrás de Hamilton, o vencedor do GP da China. Maldonado, seu companheiro, foi o 18º

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 será o GP da Turquia, no dia 8 de maio. Com 68 pontos, Vettel chega ao circuito de Istambul ainda em primeiro mas sem os 100% de aproveitamento, 21 à frente de Hamilton, novo segundo, com 47. Massa é o sexto, com 24, dois atrás de Alonso, o quinto.

fonte: globo