sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tristão, sobre o Flu: 'Seria como um raio cair três vezes no mesmo lugar'

Matemático analisa as chances do Tricolor na Libertadores, lembra dos episódios de 2005 e 2009 e diz que maior problema é vencer na Argentina

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Em 2005, o Fluminense tinha 99% de chance de ir para a Libertadores. Em 2009, 98% de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Mas em ambos os casos, seja positiva ou negativamente, o Tricolor contrariou a matemática e provou que nada é impossível. Fama essa que agora serve de alento para os torcedores na atual Libertadores. Após a derrota para o Nacional-URU, por 2 a 0, nesta quarta-feira, o clube das Laranjeiras tem apenas 8% de chances de avançar para as oitavas de final.

ilustração Fluminense Raios (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)Fluminense tem na rotina recente o imponderável a seu lado (Foto: ArteEsporte / Cláudio Roberto)

Para isso, terá de vencer o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, e ainda torcer por um tropeço do Nacional-URU diante do América-MEX, em Montevidéu (se a vitória do Tricolor for por apenas um gol de diferença, é preciso que os uruguaios percam). Se há dois anos o Tricolor virou um time de guerreiros para evitar um rebaixamento que já parecia certo, agora terá de mais uma vez mostrar sua força. Para o matemático Tristão Garcia, apostar em um novo milagre seria falta de bom senso.

- É como se um raio caísse três vezes no mesmo lugar. Impossível não é. Mas além de ter de vencer um rival em melhor fase, fora de casa, o Fluminense ainda precisa contar com um bom resultado do América-MEX no Uruguai. Os dois visitantes vencerem em jogos decisivos da última rodada é o que torna a situação bem complicada - explicou.

Novo 'Imortal'?

Ironizado pelos tricolores após a recuperação de 2009, Tristão garante que não ficou chateado com as brincadeiras. Na época, alguns torcedores até criaram uma camisa com os dizeres "Rebaixamos os matemáticos". Agora, porém, ele lembra que a situação é ainda mais complicada. No Campeonato Brasileiro daquele ano, o Fluminense tinha 98% de risco de rebaixamento a dez rodadas do fim. Na partida decisiva, porém, esse número havia caído para 29%.

- Seria um novo feito. Ele depende de um time mexicano, fora de seu continente, e ao mesmo tempo de um grande resultado seu. Falando em termos técnicos, é mais difícil porque depende de outras equipes. Mas podemos olhar por outro lado. São apenas dois jogos. Se o Fluminense faz uma grande partida contra o Argentinos Juniors, já dá um grande passo. Em 2009 eram dez partidas sem poder perder mesmo que dependendo basicamente de si. A regularidade tinha que ser perfeita. E chegar ao mesmo tempo à decisão da Copa Sul-Americana tornou o feito ainda mais espetacular - analisou.

CAMPEONATO MOMENTO EXTREMO A UM JOGO DO FIM O RESULTADO
Brasileirão 2005 A seis rodadas do fim, tinha 99% de chances de se classificar para a Libertadores. Tinha 53% de chances de se classificar para a Libertadores. Dependia das próprias forças. Perdeu para o Palmeiras no Palestra Itália, por 3 a 2, de virada, e não se classificou.
Brasileirão 2009
Faltando dez rodadas por jogar, tinha 98% de risco de rebaixamento. Ainda tinha 29% de risco de cair para a Segundona, mas dependia das próprias forças. Empatou com o Coritiba no Couto Pereira, por 1 a 1, e se salvou.
Libertadores 2011
A uma rodada do fim, tem 8% de chances de se classificar para as oitavas. Tem de vencer o Argentinos Juniors, fora de casa, e ainda torcer por uma vitória do América-MEX, sobre o Nacional-URU, em Montevidéu. Em caso de empate neste último jogo, o Tricolor terá de vencer por dois gols de diferença. Será conhecido em 20 de abril, quando se realizam os jogos da última rodada do Grupo 3.

Sem levar em consideração o saldo de gols, a última rodada da primeira fase pode ter nove combinações diferentes de resultados. Desses, apenas um classifica o Fluminense: vitória na Argentina somada a um triunfo do América-MEX no Uruguai. Para Tristão, conseguir mais esse milagre depois do que aconteceu em 2005 e 2009 transformaria o clube das Laranjeiras em mais um "Imortal" do futebol brasileiro.

- E o Fluminense tem essa característica, tanto para o bem quanto para o mal. Eu vou torcer pela classificação, mas nunca apostaria dinheiro nisso, por exemplo. Quem mais se destaca nesse aspecto de fazer o impossível virar realidade é o Grêmio. Foi assim ao evitar o rebaixamento no Brasileiro em 2003, na "Batalha dos Aflitos" em 2005 e em outras ocasiões. Por isso o time é chamado de "Imortal". Mas caso o Flu conseguir se superar outra vez, será merecedor do apelido também - finalizou.

fonte: globo