sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Portuguesa apela à Fifa para voltar à elite do Brasileirão, mas STJD critica medida

Lusa defende que Bruno Cazarine jogou por três equipes na temporada. Bugre pode perder de 12 a 30 pontos se a CBF mudar posição inicial
A Portuguesa tenta no tapetão retornar à elite do futebol brasileiro. Com isso, o Juventude pode permanecer na Segunda Divisão, e o Guarani, até cair para a Série C. A reviravolta aconteceria porque a Lusa denunciou o Bugre à Fifa por ter inscrito o atacante Bruno Cazarine irregularmente.
O regulamento de transferências da Fifa, em seu artigo 5º, diz que um atleta não pode defender mais de dois times numa mesma temporada. A Lusa alega que Bruno Cazarine atuou por três equipes diferentes na temporada de 2009: Chapecoense, de Santa Catarina, até o mês de maio. Em seguida, transferiu-se para o Gyeongnam, da Coreia do Sul. E, em julho, chegou ao Guarani.

Entretanto, para os dirigentes da Lusa a temporada varia de janeiro a dezembro.
Mas para a CBF e a Fifa, que preferem adotar como parâmetro o calendário europeu, este período se estende de julho de 2008 a junho de 2009. E, neste caso, Cazarine teria atuado em apenas dois times.

Como o caso deve parar no SJTD, o presidente do Rubro-Verde, Manuel da Lupa, acredita que pode ser beneficiado por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

- Eles pensaram que o calendário daqui era como o da Europa, de junho a julho. E não é. Aqui é de janeiro a dezembro. Eles comeram bola, e nós vamos subir. Estamos confiantes de que vai dar tudo certo para a Portuguesa.
Bruno Cazarine teria sido inscrito em cinco partidas, sendo que atuou em duas - contra a Portuguesa (31/10) e Bahia (21/11) - e ficou no banco em outros três jogos - diante do Atlético-GO (07/11), Ipatinga (10/11) e Juventude (28/11).

Se for punido, o Guarani poderá perder de 12 (seis por jogo em que o atleta foi escalado) a 30 pontos (acrescentando outros três duelos em que o atacante ficou no banco). Na primeira hipótese, o Bugre sairia do grupo dos clubes que conquistaram o acesso e daria lugar à Portuguesa. Na segunda, deixaria não só o G-4 como seria rebaixado, livrando o Juventude da Série C.

Caso sofra a punição máxima, o Bugre ficará com apenas 39 pontos na tabela, e o time de Caxias do Sul, que somou 44, escapará do rebaixamento. Surpreso com a notícia de que, no tapetão, o clube gaúcho pode evitar o descenso, o presidente Sérgio Florian afirmou que defenderá os interesses alviverdes caso a irregularidade seja mesmo confirmada. - Vamos ver o assunto com toda a profundidade, o que nos envolve realmente nesse contexto. Mas entendemos que qualquer irregularidade no futebol deve ser transportada para o plano regular. Ainda preciso me interar da situação para decidir que caminhos iremos tomar mas, sem sombra de dúvidas, vamos garantir os interesses do Juventude.

STJD prega cautela e critica atuação da Portuguesa na queixa à Fifa

No entanto, o procurador-geral do STJD, Paulo Schimtt, garante que o órgão ainda não foi notificado. E cabe somente a este discernir sobre a irregularidade ou não da escalação de um jogador.

- Não chegou nada para nós. A Portuguesa tinha de encaminhar esses documentos para o STJD antes de divulgar essa boataria. Este clube tem 30 dias, a partir da constatação do fato, para nos informar do acontecido. Caso contrário, vamos pedir o arquivamento do caso. Vamos analisar os documentos, e, se comprovada a infração, será oferecida uma denúncia em dois dias – garantiu Schimtt.

Cazarine teria sido relacionado nos jogos abaixo:
Guarani 0 x 3 Portuguesa -31/10
Atlético-GO 4 x 1 Guarani - 07/11
Guarani 3 x 1 Ipatinga - 10/11
Bahia 2 x 0 Guarani - 21/11
Guarani 2 x 1 Juventude - 28/11
fonte: globo