Presidente de patrocinadora, após ser reeleito, garante manutenção de parceria, porém fala em gastar menos com o clube. Renovação de Fred entre as prioridades
Celso Barros (esq) festeja reeleição na Unimed (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)
O Celso Barros que deixou o auditório Versalles do Hotel Windsor era um homem aliviado. Logo após ter sido reeleito à presidência da Unimed-Rio, em pleito encerrado quase na madrugada desta quarta-feira, realizado na zona oeste do Rio, o pediatra de 62 anos era só sorrisos. Deixou para trás a tensão da disputa com o cardiologista Claudio Salles, de 59 anos. No trajeto de 50 metros até onde se encontravam os jornalistas, para as primeiras declarações como comandante da cooperativa de médicos por mais quatro anos, entre gritos de "Celso", "Unimed" e até "Fluminense", o homem que ajudou a mudar a cara do Tricolor prometeu manter a parceria, iniciada em 1999. Mas deu o tom da realidade: os investimentos irão diminuir e a prioridade do momento é renovar o contrato de Fred.
Não que a Unimed-Rio tenha fechado o cofre. Ele continuará aberto, porém, com parcimônia. Celso Barros revelou que o investimento tem diminuído a cada ano – o contrato, renovado em 2013, vai até 2016, mas pode ser revisto a cada dezembro. O resultado está no número de contratações na atual temporada: três, Chiquinho, Conca e Walter.
- O patrocínio vai continuar. Ele sempre é avaliado a cada ano. O investimento será menor, já está sendo, e o Fluminense está ciente. Vamos continuar analisando as situações. O importante é que ele é benéfico aos dois. A cooperativa, não só por causa do clube, saiu de 238 mil para 1,2 milhão de clientes. Temos os melhores hospitais, dois pronto-atendimentos, espaço de excelência física. Remuneramos o médico melhor do que todos os outros planos. Isso tudo é trabalho. E vamos continuar fazendo. Na empresa e no clube – disse o dirigente.
Valores não são revelados. Porém, a oposição citou que o custo com o Flu beirava os R$ 70 milhões anuais. A receita bruta, em 2013, foi de R$ 3,9 bilhões, número oficial da Unimed. Celso quer é saber, na hora de contratar, qual a parte que o Tricolor irá bancar, afinal, como já havia dito, o investimento tem caído...
- Não é só o patrocinador. Tem de ver a disponibilidade do clube. Mas, por ora, não temos nenhuma conversa com nenhum atleta.
A ansiedade da torcida é também do clube. Recentemente, Renato Gaúcho, mesmo treinador de 2008, ano do vice da Libertadores, no qual o investimento foi alto, revelou que qualquer tratativa de busca por reforço estava parada, afinal, havia a eleição na parceira. Agora, a tendência é que sejam retomadas. Mas com parcimônia financeira.
Há busca por zagueiro e atacante de velocidade. Celso Barros opinará. Ajudará. Investirá. Como fez com inúmeros nomes neste tempo todo. Tais como Romário, Edmundo, Conca, Thiago Neves, Deco, Fred. Mas também priorizará o que entende ser necessário. E a julgar pelo que disse logo após o pleito, a renovação do camisa 9 está no topo da lista:
- O contrato do Fred vai até abril de 2015. A direção da cooperativa, neste período, é nossa. Vamos trabalhar em cima disso e analisar. É um jogador importante. Espero que ele se recupere bem e esteja na Copa. É um homem importante na estrutura montada pelo Felipão.
Fred tem os direitos de imagens pagos pela Unimed. Mesmo caso de Conca. Outros jogadores tiveram a contratação bancada pela patrocinadora como Walter, Diego Cavalieri, Rafael Sobis, Wagner, Jean. Não é à toa que a folha mensal paga pelo Flu é de R$ 1,5 milhão, valor inferior ao bancado pela Unimed. Mas que também deve diminuir....
FONTE: GLOBO