quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Gols contra La U fazem Goulart entrar numa seleta lista de jogadores

Atacante da Raposa é o quinto a marcar três ou mais gols pelo time celeste em uma partida da Libertadores

Por 
Belo Horizonte
41 comentários

Ricardo Goulart brilhou na vitória do Cruzeiro sobre o Universidad de Chile por 5 a 1, nesta terça-feira, pela Taça Libertadores. O atacante marcou três gols na partida e entrou para um seleto grupo. Em 14 participações na competição internacional, apenas outros quatro jogadores celestes haviam conseguido esta façanha: Jairzinho, Palhinha, Oseás e Thiago Ribeiro.
Em 1976, Jairzinho e Palhinha arrasaram o Alianza, do Peru, conseguindo a marca na mesma partida. Um fez quatro gols e o outro três. O regulamento da Libertadores era diferente naquela época. Dois triangulares semifinais apontavam os finalistas e a partida contra os peruanos valeu por esta fase. O ponta-direita Roberto Batata, inscrito na competição com a camisa 7, havia morrido alguns dias antes, e a goleada por 7 a 1 foi uma homenagem ao companheiro de Jairzinho e Palhinha. O Cruzeiro conquistou a Libertadores de 1976 sobre o River Plate.
 
Depois de 25 anos, outro jogador do Cruzeiro marcou três gols em um só jogo. Foi o folclórico atacante baiano Oséas, na partida contra o Sporting Cristal, pela primeira fase de 2001. Neste ano, o time mineiro chegou às quartas de final da Libertadores, quando foi eliminado pelo Palmeiras.
 
Antes de Ricardo Goulart, o último jogador a fazer a tripleta com a camisa do Cruzeiro na Libertadores foi Thiago Ribeiro, hoje no Santos. Pelas oitavas de final de 2010, no Mineirão, a Raposa recebeu o Nacional, de Montevidéu, e o atacante fez os três gols da vitória por 3 a 1. O Cruzeiro avançou às quartas de final e foi eliminado pelo São Paulo.
 
Veja a lista de jogadores do Cruzeiro que fizeram três ou mais gols em um jogo de Libertadores:
 
20/05/1976 – Cruzeiro 7 x 1 Alianza – Jairzinho (4) e Palhinha (3)
10/04/2001 – Cruzeiro 5 x 0 Sporting Cristal – Oséas (3)
29/04/2010 – Cruzeiro 3 x 1 Nacional (URU) – Thiago Ribeiro (3)
25/02/2014 – Cruzeiro 5 x 1 Universidad de Chile – Ricardo Goulart (3)
FONTE: GLOBO