segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Tinga recebe manifestações de apoio na rodada de fim de semana

Torcedores e jogadores dão apoio a volante cruzeirense, vítima de racismo em partida pela Taça Libertadores no Peru

Por 
Belo Horizonte
51 comentários
O futebol brasileiro deu neste fim de semana várias manifestações de apoio a Tinga, vítima de racismo na partida do Cruzeiro contra o Real Garcilaso, no Peru, pela Taça Libertadores. Faixas foram exibidas por torcedores na arquibancada e por jogadores na entrada de campo. E os exemplos de solidariedade foram dados mesmo na rivalidade.
O clássico mineiro deste domingo, com mando de campo do Atlético-MG, teve apenas torcedores alvinegros no Independência. Foi formado um mosaico com figuras pretas e duas bandeiras, uma negra e outra branca, além de faixa com os dizeres "diga não ao racismo". Outro recado pôde ser visto na arquibancada: "No Galo, o preto e o branco sempre andaram juntos".
Tinga ficou no banco de reservas e não entrou em campo no empate por 0 a 0. Antes da partida, recebeu um abraço de Ronaldinho, Jô e Dátolo.
Atlético-MG Apoio Tinga (Foto: Editoria de Arte)Torcedores do Atlético-MG manifestam apoio a Tinga no clássico (Fotos: Fernando Martins Y Miguel)

A rodada do Campeonato Mineiro teve outras manifestações. Os jogadores do Tupi entraram em campo na partida contra a Caldense segurando uma faixa em que estavam escritos "Não ao racismo" e - como se viu em outras faixas país afora - "#FechadoComOTinga". O Boa Esporte também lembrou o cruzeirense ao pisar no gramado, com o recado de que apoia Tinga e a mensagem "racismo, não!".
 O apoio também foi dado fora dos limites de Minas Gerais. No Campeonato Carioca, os jogadores do Fluminense carregaram a faixa"Somos iguais" no sábado, antes da vitória por 4 a 1 sobre o Boavista. Neste domingo, foi a vez do Vasco, que tem em seu passado a luta contra o racismo. "Esta luta também faz parte da nossa história", dizia o texto.
Torcedores do Inter, ex-clube do volante, também deram apoio na estreia do novo Beira-Rio, na goleada por 4 a 0 sobre o Caxias. Foi levado para o estádio um cartaz com o texto "Tinga, o clube do povo e sua torcida são contra o racismo desde 1909. Say no to racism. Tinga ídolo eterno!". O Colorado se orgulha de ter aceitado jogadores negros em seu elenco - em 1928 - antes do rival Grêmio.
Tinga foi vítima de racismo durante a partida contra o Real Garcilaso, na quarta-feira passada, em Huancayo. Ele entrou no segundo tempo e ouviu manifestações a cada vez que pegou na bola - parte da torcida produziu ruídos que simulavam o som de um macaco.
Ronaldinho entrega camisa para Tinga ao fim do jogo (Foto: Reprodução / Premiere)Tinga, reserva no clássico mineiro, recebe camisa do Galo de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Reprodução do Premiere FC)FONTE: GLOBO