segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ídolo do Boca Juniors, Riquelme anuncia aposentadoria do futebol

Eterno camisa 10 dos Xeneizes diz que pensou em muito para tomar essa decisão


Riquelme (Foto: Divulgação)
Mais um gênio da bola deixa os gramados. O argentino Juan Román Riquelme, de 36 anos, anunciou neste domingo sua aposentadoria. Um dos jogadores mais importantes da história do Boca Juniors revelou que pretende desfrutar da vida daqui em diante, mas diz que nada vai lhe dar tanto prazer como o futebol.

- Decidi deixar de jogar futebol. Estou feliz, estou com muita vontade de desfrutar das coisas daqui para a frente, embora saiba que nenhum trabalho vai me dar a felicidade que me dava o futebol - declarou Riquelme, ao jornal argentino "Olé".

O último clube do craque foi o Argentino Juniors, que disputou a segundona no país. Mas foi no Boca Juniors que ele fez história e ganhou notoriedade no mundo. Foram 12 títulos pelos xeneizes, sendo três Libertadores, em 13 anos de clube, em duas passagens. Riquelme também levantou seis vezes o Campeonato Argentino, um Mundial de Clubes, uma Recopa Sul-Americana e uma Copa Argentina. 

E MAIS

Riquelme foi revelado pelo Boca Juniors em 1996, ficando na equipe argentina até 2002, quando foi vendido ao Barcelona. Mas a passagem pelo clube catalão não foi do jeito que os torcedores imaginavam. Na temporada seguinte, ele se transferiu para o Villarreal, onde ficou até 2007. Da Espanha, retornou ao clube onde foi ídolo. Já com idade avançada, o meia despediu-se dos xeneizes em 2014, após mais de 375 jogos e 87 gols. Pela seleção argentina, foram 51 jogos e 17 gols. 

- Não sei se minha vida continuará ligada ao futebol. Agora, vou tratar de organizar minha partida de despedida. Me dá um pouco de vergonha, mas eu quero fazer isso pelas pessoas.

Riquelme encerrou a carreira no Argentinos Juniors, após levar o clube de volta à elite argentina. Para o apoiador, o sentimento é de dever cumprido.

- Para mim é um dia não sei se importante, mas especial no qual tomei a decisão de não jogar mais futebol. Esperei 20 a 30 dias, depois de subir com o Argentinos Juniors, que era o objetivo, e meu representante falar com todos os clubes. Para seguir jogando, teria que ser algo que me interessasse, me motivasse. Depois de subir com o Argentinos, de haver cumprido todos os jogos com a camisa do Boca, me parecia que o melhor era fazer com calma e comunicar que não vou jogar mais. Parece que é o melhor - disse, emocionado, ao canal ESPN da Argentina.


Riquelme deixou o futebol após passagem pelo Argentinos Juniors (Foto: Reprodução/Olé)


FONTE:  LANCE