Volante puxa a fila dos jogadores que não estão bem, com Lodeiro e Romero. Yago e Bruno Henrique ganham espaço. Dracena e Cristian são incógnitas
Elias começa ano como titular, mas sob cobrança (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)
O técnico Tite escolheu o time do Corinthians que vai começar as partidas oficiais na temporada, mas ainda não está contente com o que a equipe apresentou nos três amistosos realizados até agora. Enquanto alguns jogadores ganham espaço com o treinador, outros, até então badalados, iniciam a temporada como incertezas, sobretudo para a Taça Libertadores.
O caso mais emblemático é o do volante Elias. O jogador não teve bom rendimento com Mano Menezes no ano passado e abre 2015 em baixa. Está longe de repetir as atuações que um dia encantaram a torcida. Hoje, já questionado pela Fiel, não tem o mesmo vigor para sair da defesa e chegar ao ataque como “homem-surpresa”.
Elias será titular nos primeiros jogos, mas ainda não se encontrou no esquema 4-1-4-1 e enfrenta a concorrência de Bruno Henrique, motivado pelas boas atuações no último Brasileirão. O volante reserva entrou no decorrer dos amistosos e agradou à comissão técnica, principalmente por marcar com eficiência e se apresentar com qualidade na frente.
Outro titular questionado é Lodeiro. O uruguaio, também em baixa em 2014, ainda não rendeu o esperado por Tite. Nos testes, teve desempenho apagado e não empolgou jogando aberto pelo lado direito. Mesmo assim, provavelmente será titular nos duelos iniciais. Na sombra dele está Jadson, mais um que precisa dar uma resposta.
No quadro abaixo, veja quem sobe e quem desce no Timão:
Ninguém está mais em baixa com Tite do que Romero. O atacante paraguaio não se encaixa no novo esquema montado pelo técnico. Não é centroavante para brigar com Guerrero. Também não tem características para ser um ponta. Por isso, só poderá ter alguma chance se o treinador mudar a estratégia para o 4-4-2. Por outro lado, o treinador tem a confiança depositada em velhos conhecidos da torcida. Emerson e Guerrero, por exemplo, são vistos como decisivos e fundamentais para fazer o Timão avançar diante do Once Caldas na primeira fase da Libertadores. Renato Augusto, com bom rendimento nos amistosos, é outro quase intocável neste momento.
Tite vem se surpreendendo também com o rendimento de alguns novatos. São os casos do zagueiro Yago, que disputou a Série B pelo Bragantino, e do colombiano Mendoza, contratado por vídeos na internet após atuar no futebol indiano. O defensor deve se firmar como uma das alternativas para o setor, enquanto o atacante virou opção para o lugar de Sheik.
Há também as incógnitas do grupo. O zagueiro Felipe provavelmente será mantido como titular nos primeiros jogos. Tite gosta das características do jogador, mas quer vê-lo sob pressão de assumir a vaga na Libertadores e enfrentando a desconfiança do torcedor.
Os dois principais reforços do Corinthians para 2015 são dúvidas. O volante Cristian e o zagueiro Edu Dracena precisam evoluir fisicamente para serem usados. Eles não são nomes certos nem no grupo que disputará a Libertadores e só farão parte se melhorarem nos próximos treinos. Cristian não atua desde maio, quando rescindiu o contrato com o Fenerbahce, da Turquia. O marcador perdeu o condicionamento físico e ainda precisa tratar uma pubalgia. Dracena sofreu com uma série de lesões no Santos e treinou bem menos que o restante do elenco até o momento.
FONTE: GLOBO