sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

De Amaral a Zé Roberto, veteranos do interior formam "seleção" no Paulista

Aos 41 anos, volante retorna ao futebol após duas temporadas para ser o "vovô" entre os mais experientes das equipes do interior. Tem time com campeão mundial

Por 
Campinas, SP
O interior do Campeonato Paulista é carisma puro. Não apenas pela tradição dos clubes ou as particularidades dos estádios e cidades. As escalações contam com cada figura. Jogadores com currículo de primeira linha, rodados, com a carreira consolidada após tantos anos e anos no mundo da bola. Os trintões e quarentões invadiram o interior paulista. 
São caras conhecidas dos torcedores dos grandes times e que agora emprestam sua imagem para atrair a atenção para os coadjuvantes. Quem não se lembra do volante Amaral? Ou dos zagueiros Fabiano Eller, André Luís, e do polêmico meia Zé Roberto? Sim, aqueles mesmos. Juntos, formam uma seleção de respeito, com bagagem de sobra. Seguem na ativa para tentar dar razão ao ditado: "panela velha é que faz comida boa"
CAMPINHO SELEÇÃO Veteranos campeonato paulista (Foto: Editoria de Arte)
De volta ao futebol profissional após dois anos parado, Amaral, supercampeão no Palmeiras e com passagens pela Seleção, puxa a fila. Principal atração do caçula Capivariano, é o "vovô" entre os veteranos, com 41 anos - fica atrás apenas de Rogério Ceni, de 42, entre jogadores do estadual. O mais novo da lista tem 33 anos. Trata-se do volante Andrade, ex-Vasco, Santos e Coritiba. A exemplo de Amaral, ele pertence a um estreante da elite estadual: o RB Brasil. A soma das idades dos 11 escolhidos dá 383 anos, média de 34,8 anos por jogador. 
- É legal, uma honra estar disputando mais uma vez o Paulista. Quero deixar uma imagem boa no campeonato que ganhei quatro vezes e fui vice uma, além de ter sido campeão do interior pelo Barueri. Espero levar o Capivariano o mais longe possível. No futebol, nada é impossível - disse Amaral. 
Fabiano Eller zagueiro RB Brasil (Foto: Divulgação / Red Bull Brasil)Fabiano Eller, campeão do mundo pelo Inter, lidera o RB Brasil (Foto: Divulgação / Red Bull Brasil)
A escalação começa com Lauro (34). Revelado na Ponte Preta, ganhou destaque com a camisa do Internacional. Também defendeu Cruzeiro e Portuguesa e atuará pelo Bragantino neste Paulistão. Volante de origem, Andrade será improvisado na lateral direita. A dupla de zaga impõe respeito: conta com o campeão mundial Fabiano Eller (37 anos), que fez história pelo Internacional, também passou por Flamengo, Fluminense e Santos e está desde a temporada passada no RB Brasil, onde foi o capitão do acesso inédito à elite. O parceiro é André Luis (35), bicampeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004 e rodou por Cruzeiro, Botafogo, São Paulo, Fluminense, Boa Esporte e Brasiliense até chegar ao Mogi Mirim para o Paulista
Completa a defesa Zé Carlos (34), que ganhou projeção pelo Goiás, se destacou pelo São Caetano e passou pelo Corinthians em 2004. Agora, é uma das armas do Ituano para defender o título estadual e se vê em totais condições de enfrentar de igual para igual os mais jovens. 
- Está mais do que comprovado que "panelha velha faz comida boa". Os atletas que chegam nessa idade disputando Paulistão tiveram cuidado com a parte física durante a carreira. Acho que o maior exemplo é o Zé Roberto, hoje no Palmeiras. É a referência para todo jogador. 
No meio de campo, ao lado de Amaral, estão Cristian (35), Adrianinho (34) e Caio (34). O primeiro carrega a passagem pelo Palmeiras em 2005 como auge da carreira. Após ser um dos destaques da conquista do Ituano no ano passado, segue no clube em 2015. Cria da Ponte, Adrianinho retornou ao Majestoso em 2012 depois de passagens por Corinthians, Flamengo, Brasiliense e Ceará, e tem status de líder no atual elenco alvinegro. Ex-Avaí, Flamengo, Atlético-MG e Ponte Preta, Caio integra o grupo do Bragantino desde o fim do ano passado e renovou vínculo para o estadual. 
Zé Roberto, meia-atacante do Botafogo-SP (Foto: Cleber Akamine)Muito rodado, Zé Roberto chega para defender o Botafogo-SP na disputa do Campeonato Paulista (Foto: Cleber Akamine)

O setor ofensivo tem outros dois nomes de peso. Zé Roberto reforça o Botafogo-SP após ser um dos principais nomes do xará carioca entre 2005 e 2008. Vitória, Flamengo, Vasco, Internacional, Bahia, Figueirense e Brasiliense recheiam o currículo do atacante de 34 anos.  
 É uma honra, estar disputando mais uma vez o Paulista. Quero deixar uma imagem boa"
Amaral, volante do Capivariano
- O prazer que tenho de jogar futebol é o mesmo que eu sinto em qualquer clube. O Botafogo está chegando nos últimos anos, é organizado, tem estrutura. Chego pelo prazer de jogar futebol. Não tem motivação melhor do que essa. Estou há quatro anos escolhendo onde jogar. Não adianta estar num clube que você não se sinta bem. Estou aqui por sentir motivação de jogar um Campeonato Paulista, por um clube organizado - comentou Zé Roberto, campeão brasileiro pelo Fla em 2009. 

A referência do ataque é Edmilson. Revelado na base do Palmeiras, onde foi campeão da Série B de 2003, quando fez o gol do título da segunda divisão, passou 10 anos no exterior, estava no Vasco, onde foi artilheiro do time na temporada passada com 14 gols, e agora vestirá a camisa do RB Brasil. 

São tantas opções que dá para formar até um banco de reservas. Aos 37 anos, Mauro, campeão brasileiro pelo Santos em 2002, está no Mogi Mirim. Álvaro, ex-zagueiro de São Paulo, Flamengo e Seleção, defende o Linense aos 37 anos. Alex Bruno, campeão mundial pelo São Paulo em 2005, tem 32 e está no Marília, onde também atuam o meia Fabiano Gadelha (36) e o atacante Wellington Amorim. Outro defensor que merece lembrança é Julio César, revelado pelo Tricolor paulista, e que, aos 33 anos, assinou com o São Bento. 
Outros jogadores de tão rodados até passam a sensação de serem veteranos, mas ainda têm muito chão pela frente. É o caso de Lulinha, eterna promessa do Corinthians que aos 24 anos foi contratado pelo RB Brasil após defender o Ceará em 2014, Sérgio Mota, que surgiu como novo Kaká no São Paulo e, aos 25 anos, está no Penapolense. Também estão na mesma situação Boquita, cria do Corinthians e reforço do Marília aos 24 anos, e Renan, campeão mundial pelo São Paulo em 2005 e está no São Bento, aos 29 anos.
* Colaboraram Murilo Borges, Cléber Akamine e Emilio Botta.
FONTE: GLOBO