segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Vasco tem elenco inchado, e geração da Copinha deve ficar fora do Carioca

Com 38 jogadores no grupo, diretoria deve deixar vagas em aberto para preencher com novos atletas. Gerente estima grupo de 2016 com 60% formada em São Januário

Por 
Rio de Janeiro
vasco x são cristovao (Foto: Marcelo Sadio/Vasco da Gama)Julio deve começar o Carioca na reserva do meio de campo do Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco da Gama)
O quebra-cabeça para Doriva não para de crescer. Hoje, são 38 no elenco - mais de três times para o início do ano de 2015. As últimas chegadas são do volante Serginho e do meia-esquerda Daniel Rozen, surpresa do jogo-treino desse domingo vencido pelos reservas por 2 a 1 contra o São Cristóvão, obrigam a comissão técnica a cortar nove jogadores da lista de inscrição do Campeonato Carioca. E deixam praticamente uma certeza: o destaque na Copa São Paulo de juniores e os elogios não garantiram espaço para Bruno Consendey, Renato Kayser, Evander e companhia. A promissora geração do Vasco deve até fazer estágios no profissional ao longo de 2015, mas vai ter que esperar uma outra oportunidade para mostrar o futebol no grupo principal vascaíno.
Graças à uma resolução de arbitral dos clubes da última semana, o funil para a inscrição no Carioca até abriu um pouco mais. Ao invés de apenas 25, cada clube poderá selecionar 28 atletas, pois os três goleiros podem ficar de fora dessa lista, que terá, portanto, 31 jogadores ao todo. Uma lista final, que precisa ser entregue até a 10ª rodada, poderá contar com até cinco modificações - e não mais três apenas. Ainda assim, o gerente de futebol Paulo Angioni revela que o Vasco deve deixar algumas vagas em aberto para a inscrição do clube no estadual.
Segundo o dirigente, que se reuniu com o presidente do Vasco, Eurico Miranda, após o jogo-treino em São Januário, nos próximos dias sai uma primeira definição dos "cortes". 
- Iniciamos essa conversa no domingo e só vamos concluí-la na terça-feira que é o prazo para o jogo da estreia (regulamento determina que jogadores devem estar inscritos e no boletim da federação até quatro dias antes da primeira rodada). Não temos certeza se vamos inscrever o número total de atletas permitido logo. Devemos inscrever a maioria e deixar alguns para colocarmos posteriormente - explica Angioni.
Sem participação efetiva nas contratações do Vasco para 2015 - tocadas pelo vice-presidente de futebol José Luis Moreira e por Eurico Brandão, assessor especial da presidência e filho de Eurico Miranda -, Angioni elogia a nova safra que despontou na Copinha, mas ressalta que "nesse momento é difícil" aproveitá-los. 
- A expectativa é de que num futuro próximo a base forme 60% do grupo profissional do Vasco. Acredito que para o ano que vem isso já seja possível, ter metade ou 60% de jogadores formados em casa. Para isso, é preciso sedimentar mais a nova estrutura, implementar todas mudanças na base, dar mais excelência a esse novo serviço. Queremos destinar um orçamento maior para esse tipo de trabalho - diz o gerente de futebol do Vasco.
Pelas escalações dos jogos-treinos e no torneio de Manaus, é possível afirmar que 24 jogadores de linha já estão garantidos no grupo que vai disputar o Carioca - pois devem se somar aos 20 que foram disputar o Torneio Super Series Thalles e Lorran, que estão com a seleção sub-20, Matheus Índio e o reforços recém-contratados Madson e Serginho. Ou seja, sobrariam apenas quatro vagas para a estreia. O complemento da lista pode vir de novas contratações ou, quem sabe, de uma reavaliação do grupo que deve ficar de fora dos primeiros jogos. Com os goleiros Martín Silva, Jordi e Rafael Copetti, confira a lista de jogadores do Vasco que deve ser inscrito para o Carioca. Hoje, são 27 com um pé na inscrição do estadual.
- Goleiros: Martín Silva, Jordi e Rafael Copetti;
- Laterais: Madson (não foi para Manaus), Nei, Jean Patrick, Henrique e Christiano;
- Zagueiros: Rodrigo, Luan, Douglas Silva, Anderson Salles e Aislan (não foi para Manaus);
- Volantes: Guiñazu (lesionado), Lucas, Sandro Silva, Jhon Cley, Victor Bolt e Serginho (recém-contratado que não foi para Manaus);
- Meias: Matheus Índio, Bernardo, Montoya e Julio dos Santos;
- Atacantes: Marcinho, Rafael Silva, Yago e Marquinhos.
Romarinho: dentro ou fora?
Entre os prováveis cortados, estão algumas das contratações para este ano. Os laterais Bruno Ferreira e Erick Daltro, que não foram a Manaus e atuaram pouco tempo nos jogos-treinos realizados em Pinheiral (1 a 0 para o Volta Redonda) e São Januário (2 a 1 para o Vasco no São Cristóvão). Além desses, o atacante Erick Luis não entrou em campo no teste de domingo. 
Filho do ex-atacante Romário, Romarinho ficou de fora do grupo que viajou para o Super Series, mas pode ganhar uma chance pela carência de centroavantes de área da equipe - além, é claro, da influência do pai, antigo amigo de Eurico Miranda, sobre a decisão final da lista. No jogo-treino deste domingo, o jogador apareceu bem e criou algumas oportunidades, porém perdeu um pênalti no segundo tempo. 
O Vasco ainda tenta contratar um novo atacante para concorrer com Thalles para a disputa da vaga de titular. Os jogadores que não forem aproveitados devem ser emprestados ou até mesmo negociados para outros clubes.
fonte: globo