segunda-feira, 26 de março de 2012

Briga entre torcedores de Palmeiras e Corinthians deixa um morto


Confronto ocorreu na Zona Norte de SP e teria reunido mais de 500 pessoas. André Alves, 21 anos, é baleado na cabeça e morre no hospital

Por GLOBOESPORTE.COM
São Paulo
Membros de torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras entraram em conflito na manhã deste domingo, na Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo, horas antes do clássico no Pacaembu (região central), pelo Campeonato Paulista. André Alves, o "Lezo", membro da Mancha Verde, foi baleado na cabeça. Ele foi levado em estado gravíssimo no Hospital Cachoeirinha, com perda de massa encefálica. No começo da noite, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a morte de André.
Os pouco mais de dois mil torcedores palmeirenses no Pacaembu entraram em silêncio no estádio, em sinal de luto. A informação que circulava entre os palmeirenses no estádio era de que Lezo havia sofrido morte cerebral. Mas só à noite o óbito foi confirmado.
Outras três pessoas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, estão em estado grave - mais duas no Hospital Cachoeirinha e outra no São Camilo. Neste último hospital, outras três pessoas deram entrada, mas já foram liberadas, com ferimentos leves.
Segundo um tenente da polícia militar, “entre 500 e mil pessoas” participaram do conflito. Até o momento, sete torcedores foram presos, dois suspeitos de efetuar disparos contra torcida do Palmeiras. Relatos de policiais e torcedores da Mancha dão conta de que a ação foi uma resposta dos corintianos ao assassinato de Douglas Karin Silva, cujo corpo foi jogado no Rio Tietê, ano passado. Na batalha, além das armas de fogo, foram usados pedaços de madeira,  canos de ferro e morteiros. O vídeo acima, feito por uma testemunha, mostra um torcedor ferido sendo atendido por policiais militares antes de ser encaminhado, em viatura, a um hospital.
– Foi cena de selvageria explícita, 500 contra 500, com camisas da Gaviões e da Mancha. Parecia cenário de guerra, selvageria pura, algo deprimente – disse uma testemunha, em entrevista à Rádio Bandeirantes.
confusão pancadaria confronto torcida palmeiras e corinthians (Foto: Rafael Brito / Agência Estado)Armamento usado por torcedores em briga na Zona Norte de SP (Foto: Rafael Brito / Agência Estado)
A Polícia trabalha com a hipótese de que o confronto foi marcado pela internet. No momento da briga, por volta das 10h, duas viaturas policiais acompanhavam os torcedores palmeirenses no caminho para o estádio – pouco mais de dois mil ingressos apenas foram destinados à torcida alviverde, já que o mando de campo é do Corinthians. Na Avenida Inajar de Souza, um posto de gasolina foi um dos palcos do confronto. Clientes que abasteciam no local relatam que um torcedor palmeirense caiu desacordado e passou a ser chutado por vários corintianos. Houve disparos
– O rapaz correu ali, caiu, vieram seis e bateram na cabeça dele. Gritavam ‘é pra matar, mata, mata!’. Foi assustador – disse outra testemunha, também em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Segundo o Tenente Capitão Savioli, o planejamento da segurança no entorno do Pacaembu não foi alterado em função do confronto. Foram 230 homens no policiamento - 150 a pé, 40 de cavalo e 40 de moto. Os torcedores do Palmeiras entraram descendo pelo rua Itápolis.
Torcida Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do Palmeiras chega em silêncio ao estádio (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A Polícia Militar soltou uma nota sobre o assunto por volta das 14h30. Confira a íntegra:
Policiais Militares da região norte da capital contiveram um tumulto entre integrantes das torcidas do Corinthians e do Palmeiras, na  Av Inajar de Sousa altura do numero 1700, dispersou torcedores e controlou a situação. Populares acionaram a PM por volta de 10 horas.
A Policia Militar socorreu 5 pessoas aos pronto socorros da região.
Em patrulhamento foi abordado um veículo com cinco pessoas suspeitas de participação no tumulto, sendo duas conduzidas ao 72 DP.
Na região do estádio do Pacaembú, corredores e Estações Rodo-Metro ferroviárias estão com patrulhas reforçadas conforme planejamento prévio, a ,situação esta normalizada.

Centro de Comunicação Social da Polícia Militar
São Paulo, 25 de março de 2012.
fonte: globo