terça-feira, 20 de março de 2012

Estado de João Havelange é grave e inspira cuidados, afirma médico


Segundo hospital, não há previsão de alta para presidente de honra da Fifa

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro
Hospital Samaritano (Foto: Gabriel Fricke)
Imprensa está na porta do Hospital Samaritano,
onde Havelange foi internado (Foto: Gabriel Fricke)


"O estado clínico do presidente de honra da Fifa é grave e inspira cuidados". Esta é a informação contida no primeiro boletim médico divulgado nesta segunda-feira pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, sobre a saúde de João Havelange, que foi internado na noite de domingo com um "quadro infeccioso".
A nota, assinada pelo cardiologista João Mansur Filho, diz que o dirigente de 95 anos tem recebido tratamento com antibióticos na unidade coronariana do hospital. O próximo boletim será divulgado na manhã de terça e não há previsão de alta.
Em maio de 2010, Havelange foi internado no mesmo Samaritano com uma infecção na face. Em dezembro do ano passado, o dirigente pediu desligamento do Comitê Olímpico Internacional (COI). Na carta de renúncia, alegou motivos de saúde pela decisão.
- A carta aludia a questões de saúde que o impediam de viajar. Para mim, a renúncia se baseia na saúde e na idade (Havelange tem 95 anos e está desde 1963 no quadro da entidade) – opinou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, na ocasião.
Havelange presidiu a CBD entre 1956 e 1974 – período em que a Seleção Brasileira conquistou seus três primeiros títulos mundiais de futebol. No mesmo ano, assumiu a presidência da Fifa. Permaneceu no cargo por 24 anos e só saiu em 1998 para tornar-se presidente de honra da entidade.
Confira a íntegra do boletim médico:
João Havelange, 95 anos, foi internado ontem à noite no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, com um quadro infeccioso grave.
Após exames iniciais, o paciente foi internado na Unidade Coronariana e, no momento, recebe tratamento com antibióticos por via venosa.
Segundo o médico João Mansur Filho, depois de visita hoje, 19.03.12, o estado clínico do Presidente de Honra da Fifa é grave e inspira cuidados.
Não há previsão de alta.
A equipe médica que o acompanha emitirá um novo boletim em 24 horas.
João Mansur Filho
Cardiologista
Chefe da Unidade Coronariana do Hospital Samaritano - RJ
Olimpíadas Rio 2016 João Havelange e Carlos Arthur Nuzman (Foto: AP)Havelange deixou cargo no COI, ano passado, alegando problemas de saúde (Foto: AP)fonte: globo