sexta-feira, 23 de março de 2012

Ronaldinho é suspenso por dois jogos, e Fla espera efeito suspensivo


Camisa 10 rubro-negro, expulso na vitória sobre o Fluminense, corre risco de ficar fora da partida contra o Volta Redonda neste sábado

Por Richard Souza e Thales Soares
Rio de Janeiro
Ronaldinho Gaúcho corre risco de ficar fora do jogo entre Volta Redonda e Flamengo, no estádio Raulino de Oliveira, neste sábado, pela quinta rodada da Taça Rio. Expulso na vitória sobre o Fluminense, ele levou dois jogos de suspensão em julgamento na tarde desta quinta-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ).
O departamento jurídico do Fla já tinha um recurso pronto antes mesmo do julgamento e o apresentou logo após a divulgação da sentença.  Como ele não será apreciado até esta sexta-feira, a expectativa é que o Tribunal conceda um efeito suspensivo, que permita a escalação do jogador até que haja novo julgamento.
Ronaldinho cumpriu apenas um jogo, contra o Friburguense, no último domingo, e não poderá ir a campo neste sábado, caso o efeito suspensivo não saia. O camisa 10 rubro-negro foi incurso no artigo 254 do Código Brasileira de Justiça Desportiva - praticar jogada violenta; atuação temerária ou imprudente na disputa de bola - que prevê suspensão de um a seis jogos.
Advogado do Flamengo na defesa de R10 durante o julgamento, Martinho Miranda apresentou em vídeo os dois lances em que o atleta foi advertido com o cartão amarelo, ocasionando a expulsão. Para ele, o árbitro não usou o mesmo critério com outros jogadores ao longo do Fla-Flu.
- A defesa discorda da Procuradoria sobre a denúncia por "prática de jogada violenta". A súmula destaca que não houve atendimento ao atingido. O árbitro fez essa avaliação de expulsá-lo, mas, com base nas reportagens aqui apresentadas, ele não adotou o mesmo critério ao longo de sua atuação na partida. Neste caso, peço a absolvição do atleta - disse o advogado, em declaração transcrita no site "Justiça Desportiva".
Além da ameaça de perder Ronaldinho, o técnico Joel Santana não poderá contar com o zagueiro González e o meia Bottinelli, também por causa de suspensões.
ronaldinho gaúcho flamengo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Ronaldinho observa o coletivo no Ninho do Urubu
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)
Joel testa Diego Maurício
A hipótese de não contar com R10 no sábado já teve consequência no treino desta quinta-feira no Ninho do Urubu. Joel Santana iniciou o coletivo com a mesma formação do dia anterior, mas, depois de meia hora, sacou Ronaldinho e testou Diego Maurício no lugar dele. A escalação dos titulares foi: Felipe, Léo Moura, David Braz, Welinton e Junior Cesar; Muralha, Willians, Luiz Antônio e Thomás; Ronaldinho (Diego Maurício) e Vagner Love.

fonte: globo