quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Queda de braço entre estrelas: entenda a crise no Barcelona


Intensas discussões entre Messi e Luis Enrique causam tensão e fazem até com que presidente anuncie eleições emergenciais; Mandatário garante situação controlada

Por 
Barcelona, Espanha
Uma entrevista coletiva de uma hora e vinte minutos não foi o suficiente para aliviar a tensão e esclarecer a crise no Barcelona. O ato convocado pelo presidente Josep Maria Bartomeu para falar sobre o momento conturbado que vive o clube gerou mais perguntas do que respostas e falhou em botar panos quentes nos problemas das últimas semanas. 
Em campo, os resultados do clube ainda estão dentro da normalidade. Mesmo que o Barça não tenho conseguido voltar a ser o time arrasador da "era Guardiola", está na briga pelos títulos da Champions, do Espanhol e da Copa do Rei. O principal causador da crise não está dentro das quatro linhas, mas nos vestiários: a terrível relação entre o argentino Lionel Messi e seu técnico, Luis Enrique.


Ninguem admite. Messi não se pronuncia. Luis Enrique e Bartomeu adotam a postura de "não confirmo e nem desminto", sendo que o treinador se mostra visivelmente irritado ao falar sobre o assunto, enquanto o presidente afirma que está tudo bem entre os dois. A insatisfação com o técnico não é só do argentino, mas ele é o principal representante do grupo, e entrou em queda de braço com seu comandante.

- Messi é um vencedor, gosta de competir, sentir-se bem e estar em uma equipe forte. Na cabeça dele, Luis Enrique é o principal culpado pela queda de nível de futebol do time - diz Helena Condis, repórter da rádio Cope de Barcelona.

Lionel Messi Barcelona (Foto: Getty Images)Messi nunca esteve tão insatisfeito no Barcelona quanto atualmente (Foto: Getty Images)


São diversas as reclamações dos atletas sobre o treinador. Desde detalhes simples, como o fato de só liberar os convocados para o jogo no dia da partida, até o esquema tático e as escalações utilizadas em confrontos do Barcelona. Segundo o jornal "Sport", a primeira faísca entre Messi e Luis Enrique aconteceu após a derrota para o Celta no Camp Nou por 1 a 0, quando o argentino questionou o treinador, diante do grupo, após a partida.

Helena Condis - Rádio Cope Barcelona (Foto: Cassio Barco)Jornalista Helena Condis diz que Messi é um competidor nato (Foto: Cassio Barco)
- Isso nunca tinha acontecido desde que o Messi está na equipe. Estamos diante de um cenário novo. Os torcedores do Barcelona estão ansiosos e com muito medo porque é uma situação inédita. Nunca vimos um Messi tão irritado com seu treinador - explica o repórter do "Sport" Javier Geraldo, dando a dimensão do caso para o clube.

Nos últimos dias, a situação piorou. A alta demanda física de Luis Enrique nos treinos, em relação a treinadores passados como Guardiola, Tito Vilanova e Tata Martino, é frequente motivo de reclamação de atletas nos bastidores. Na sexta-feira, 2 de janeiro, véspera da derrota para o Real Sociedad, último jogo pelo Espanhol, o Barcelona fez um treino aberto para os familiares e amigos dos jogadores. Messi e Luis Enrique discutiram e se insultaram na frente de todos os presentes, e repetiram a discussão no vestiário, após perderem a partida - o argentino ficou no banco com Neymar durante o primeiro tempo.

Luis Enrique barcelona  (Foto: EFE)Sozinho: Luis Enrique poderá perder o emprego antes do fim da temporada (Foto: EFE)


Os últimos atos dão a impressão de que o treinador perdeu o comando. Na segunda-feira, dia seguinte ao jogo e à discussão, Messi não compareceu ao treino aberto do Barcelona, e, segundo o diário "Mundo Deportivo", Luis Enrique tentou puní-lo, mas foi impedido pela diretoria. Nesta quarta-feira, o presidente Josep Maria Bartomeu convocou a fatídica entrevista para botar panos quentes, mas foi evasivo sobre o caso.

Javier Geraldo - Diário Sport Barcelona (Foto: Cassio Barco)Javier Geraldo relata que torcida está apreensiva por causa do drama interno (Foto: Cassio Barco)
- Não posso confirmar e nem desmentir isto tudo. Não vou falar o que fiz ou vou fazer para resolver. Luis Enrique é o nome ideal para continuar nosso projeto, não há ultimato. É possível ver que Messi está feliz por seu futebol em campo e contamos com ele - declarou Bartomeu.

No entanto, perguntado sobre o que Messi diz, se está satisfeito e feliz no clube, o presidente  recuou, afirmando que não poderia comentar uma conversa entre os dois. Além de Bartomeu, Messi também recebeu uma ligação de Iniesta e teve conversa com os outros capitães do time, que o pediram para se acalmar e ficar no clube. Em um ato inusitado, o argentino começou a seguir o Chelsea no Instagram, clube visto pela imprensa espanhola como seu possível destino caso decida sair. Sim, a possibilidade é real.

Josep Maria Bartomeu novo presidente do Barcelona coletiva (Foto: AFP)Canoa furada: Bartomeu adiantou período de eleições no clube catalão (Foto: AFP)


- Messi acabou de renovar seu contrato no último verão e me espantaria que ele deixasse o clube, mas, se a situação não mudar, acredito que ele trabalhará realmente com a ideia - comentou o repórter da Rádio RAC1 da Catalunha, Roger Saperas.

Roger Saperas - Rádio RAC1 Barcelona (Foto: Cassio Barco)Roger Saperas não crê na saída de Lionel Messi (Foto: Cassio Barco)
Segundo a RAC1, o pai de Messi, Jorge, foi procurado pelo Chelsea, que demonstrou interesse em contratar o atacante, caso ele esteja infeliz. Como o Barcelona se recusa a negociar o atleta, a única forma de saída seria o pagamento da multa astronômica de 250 milhões de euros, algo em torno de R$ 700 milhões. Mesmo que jogador e clube inglês decidam seguir com o movimento, o fair play financeiro imposto pela UEFA pode ser um impedimento para que a negociação aconteça nessa janela, que se encerra no final de janeiro.

O Barça nunca esteve tão perto de perder sua maior estrela - ou de demitir Luis Enrique. Resta saber se a conciliação de Bartomeu e dos capitães do time terá efeito, e os próximos episódios podem definir o futuro do clube. Nesta quinta-feira os catalães enfrentam o Elche pela Copa do Rei, enquanto no domingo pegam o Atlético de Madrid pelo Espanhol, ambos os jogos em casa.

FONTE; GLOBO