quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dinamite quebra silêncio e fala sobre a atual situação do clube


Presidente vascaíno concede entrevista coletiva e fala de sua gestão, problemas financeiros, venda de atletas, mas não apresenta soluções


Coletiva do Roberto Dinamite - Vasco (Foto: Cléber Mendes)
Em meio à crise pela qual passa o Vasco, o presidente Roberto Dinamite concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira e abordou vários assuntos, como as saídas de jogadores durante a temporada, programa de sócios, centro de treinamento, categorias de base do Cruz-Maltino e salários atrasados. O dirigente prometeu uma equipe mais competitiva no próximo ano.

O mandatário chegou a lembrar que quando era jogador também conviveu com atrasos de salários, mas ressaltou que isso não justifica a falta de cumprimento com as datas do atual elenco.

Roberto Dinamite voltou a falar após mais de um mês sem se pronunciar. A última vez em que ele havia aparecido em público foi na inauguração do CT da base, em Itaguaí, no fim de setembro.

Desde o meio do ano o presidente vem enfrentando críticas vindas das arquibancadas. Os torcedores contestam, principalmente, a atitude da diretoria em ter se desfeito de jogadores importantes e não contratado, segundo os cruz-maltinos, à altura.
Torcida organizada faz cobrança a Roberto Dinamite
Veja abaixo a coletiva de Roberto Dinamite:
Esse é um momento importante para o nosso clube, para as pessoas que vivem o Vasco diretamente no nosso dia a dia. No sentido de esclarecer alguns pontos que foram importantes nessa relação entre clube, instituição e imprensa de modo geral. Sempre pautei, na minha vida, que isso é uma troca, e quando há essa troca se tem o respeito e vai bem. É nesse sentido que eu quero, nesse momento, me colocar e falar para vocês algumas coisas para que não continuemos a cair na mesmice. Seria muito fácil falar que não é o meu perfil. Nessa troca há o mínimo de respeito. Como ao longo da minha carreira de atleta, e agora presidente, sempre tratei todos com respeito. Vim aqui para acabar um pouco com essa coisa de disse-me-disse e cada um externar posições. O regime é presidencialista, mas quem convive comigo no dia a dia sabe do meu jeito de ser. Todos os profissionais têm autonomia. Quero colocar alguns pontos e tópicos que são importantes para mostrar algumas coisas que estão sendo feitas ou foram realizadas dentro da nossa administração. Tem coisas que interessam a uns e outros, de repente a ninguém, mas é importante colocar para todos. Vou estar aqui para responder o que eu acho que é correto responder e não vou me alongar muito.

DIEGO SOUZA E FAGNER
Diego veio para o Vasco em uma situação em que o Vasco adquiriu 33% desse jogador e numa parceria com a traffic e o Atlético-MG. Tínhamos o direito de exercer agora, nesse período de setembro, mais 20% que seriam 50%, pagaria mais 1,2 milhões euros. Ele recebeu uma proposta no período próximo a janela, conversei com o jogador, conversei também com as pessoas que estavam diretamente. Falei da importância que tem pro Vasco, mas sempre tem a realização que financeiramente seria bom para ele. No primeiro momento não fizemos a operação e ele foi para o jogo com o Figueira, e no segundo momento veio a mesma proposta pelo procurador e a partir dai não teve mais o contato que tínhamos anterior e o jogador optou por sair. Eu fui a pessoa que falei para o Diego que a saída dele não seria boa, mas ele tinha um contrato firmado, e por esse motivo ele optou em sair e saiu do Vasco e foi para o mundo árabe.
Nesse meio tempo o presidente que tem que assinar, ele que faz a liberação e foi o que aconteceu. O jogador viajou, tinha o prazo de encerramento da janela, foi feito isso. o jogador viajou, assinou o contrato. Presidente tem um limite até onde pode chegar.a permanência é importante, mas é quando o jogador pensa da mesma forma. E aí dou exemplo hoje, estão falando da possível saída do Dedé, e ele só está no Vasco porque quer estar no Vasco. Quer disputar Copa e por isso está aqui.
A informação que nós temos, junto com a Traffic e o Fernando Lamar, já foi feito um encaminhamento que o Vasco não recebu 1,6 milhão de euros. A equipe onde o Diego está já foi notificada e dentro da resposta do que foi conferida ao Vasco junto com a Traffic, nós temos até o próximo dia 8 de novembro a palavra final com relação ao Diego. (mostrou o documento encaminhado a FIFA)
No caso do Fagner, um jogador importante mas que dentro daquele momento que o vasco viveu 2008, 2009, não tínhamos condições de trazer grandes jogadores, o Fagner foi apresentado ao vasco através do empresario, 80% dele e 20% praticamente dado ao vasco. Teve contusões e depois virou um jogador importante dentro do grupo. E aí veio a proposta e depois ele achou que seria bom financeiramente para ele. Tentamos convencê-lo a ficar, mas ele quis sair.

RÔMULO
Rômulo teve uma proposta muito boa para ele e para o Vasco. Foi feita a operação, e o Vasco cumpriu com aquilo que tinha que ser feito. Os investimentos e recursos foram investidos em pagamentos e outros compromissos que são diários, praticamente. Pelo aspecto técnico e financeiro foi ruim, tanto que não recebemos pelo Diego.

SÓCIOS
Está entrando uma nova empresa, tivemos que fazer um acordo com quem estava com isso. É a Jefferson Sports.
SALÁRIOS ATRASADOS
O Vasco está em atraso? Está. Posso dizer que, dentro do futebol brasileiro, é um atraso. Não digo que tenham que entender, o ideal é que esteja pagando todo mundo no dia 5, mas quem vive no futebol sabe que as parcerias, principalmente da TV, e os recursos saem também depois do dia 20. Um fala dois meses, o outro, um. O Vasco está em atraso de um mês com os nossos profissionais, com relação a salários. Temos outras pendências, mas que são diretamente ligadas aos nossos atletas.

BASE E AMIGOS
Muito se falou disso. São meus amigos, pessoas que gosto e respeito. Mas num primeiro momento achei que seria importante ao clube. Num segundo momento achamos que era como gostaríamos. Agora temos uma nova comissão, novos profissionais, temos um compromisso firmado do CT, que é do Pedrinho Vicençote e, tão logo consigamos equilibrar nossas finanças, existe o interesse muito grande de alguns vascaínos de comprar esse espaço e poder dar continuidade a esse trabalho da base.

CT DO PROFISSIONAL
Existe já um documento com a Prefeitura, e aí não é só o do Vasco, mas vou falar do Vasco que é a parte que interessa. Esse espaço é na Barra. Aproveitando a oportunidade em cima disso soube, ou saiu em algum jornal, que o Vasco cederia o espaço do Calabouço e não é verdade. Não existe nenhum documento, não existe nada que foi conversado.
PROBLEMAS INTERNOS
O clube está praticamente bloqueado 100% com a Receita Federal. Estamos trabalhando com o advogado e mostrando que estamos querendo cumprir. Na área trabalhista nós assinamos o TAC, que hoje todo mês estamos cumprindo com todos os nossos funcionários de hoje e de outros períodos. Nós não estamos nos omitindo, estamos cumprindo.
O que eu quero dentro desse processo é um jogo bem aberto, bem verdadeiro. Para que amanhã, quando sairmos daqui, possamos olhar um para a cara do outro com respeito, e não com dúvidas.
Falou-se em centralização, mas o Vasco é o clube mais descentralizado possível. Todo mundo tem autonomia em suas respectivas áreas.

RODRIGO CAETANO
O Rodrigo é hoje o que ele é porque o Vasco deu condições. É bom naquilo que faz, mas teve no Vasco a condição que teve pra trazer, acertar e errar. Ele não acertou em todas. Foi um parceiro importante no processo. Para quem acompanhou, num primeiro momento ele teve propostas de outros clubes e também já era do Fluminense. Nós entendemos que ele seria importante naquele momento e por isso ele ficou. Houve um entendimento com relação à parte salarial e por esse motivo permaneceu.
Em um segundo momento aconteceu também uma nova conversa, falou no dia da saída dele. Eu e Mandarino conversamos por cinco horas na nossa sala traçando o planejamento para o ano seguinte. Como é comum, as pessoas têm relação com A, B ou C, e uma rádio anunciou que o Rodrigo sairia do Vasco. Aí me foi passado isso, e eu disse: "Saiu numa rádio que você vai sair do Vasco e estamos falando há horas de projeto". Ele falou que não, mas depois de meia hora disso, ele se achou cansado, esgotado em razão da forma como ele trabalha. Ele atua diretamente e achou sem condições de permanecer no período seguinte. Houve uma diferença com relação ao procedimento. Lá atrás foi uma proposta melhor e ele achou que seria útil ao Vasco, e o clube fez o esforço no segundo momento. Não foi a parte financeira só, foi falado que ele estava cansado e precisava de um tempo. Por isso não fizemos uma proposta.

BASE
Eu nunca interferi na base. Tira jogador, põe jogador, esse que vai subir para o profissional ou não. Eu nunca fiz isso e não faço. Esse é um ponto até interessante. Falaram que havia empresário dentro da base, eu nunca me aprofundei com relação a isso. Hoje, sim, a base tem um controle.

VICES QUE SAÍRAM
Com relação a essa posição dos vice-presidentes e ninguém está obrigado a permanecer. A participação está dentro de um entendimento. Hoje, para mim, os meus vices estão aqui para dar continuidade ao trabalho. Com relação a Sao Januário de fazer aqui uma arena. Esse é um ponto, agora são essas coisas que às vezes eu coloco aí dizem "Vasco vai ser demolido". Essa colocação deixa no ar" Vasco vai acabar?", não está trabalhando um projeto para fazer todo esse anel, junto com uma empresa, inicialmene o Nelson (Rocha) teve autonomia e o Fred (Lopes) também teve autonomia nesse processo. Eu só fui participar da terceira reunião com a empresa que estava projetando. Conversamos e entendi esse primero momento por isso o Nelson estava e num segundo momento aconteceram outras reuniões e não só a técnica. A política com relação ao Prefeito, Governador, porque para fazer uma arena tem que melhorar e muito o entorno e aí passa por esse caminho, principalmente entre o Prefeito e o próprio Governador. Então o trabalho do Vasco com relação ao projeto de ter a arena é um e ter o Vasco como sede do rugbi é uma outra situação que passa pelo nosso Nuzman, que lá atrás tinha feito a colocação de não ser em São Januário e esse processo está aí, amanhã vamos entregar um documento para que ele possa ser viabilizado. Eu estou oferecendo São Januário para o rugbi, mas tem um projeto maior que tenha uma arena para atender melhor o torcedor, e para que isso aconteça é necessário essa parceria da Prefeitura com relação ao entorno.

VICE DE FUTEBOL
Vou até falar sobre isso logo porque realmente incomoda. Minha relação com o ex-presidente é institucional. Ele detém um poder dentro do clube (benemerito), e qualquer votação lá não necessariamente tem que falar ou conversar com pessoas. Ele tem a visão dele, eu tenho a minha e eu sou uma pessoa que respeita todo mundo, mas tenho a minha opinião e meu ponto de vista. Eu quis fazer essa reunião porque as coisas estão se invertendo. As pessoas falam que o Roberto esta junto com o Eurico e fica por isso mesmo. Não existe a mínima possibilidade, neste momento ou em momento algum, com relação a isso. Eu sou uma pessoa simples, mas os meus valores têm que ser respeitados. E uma das coisas que aconteceram aqui, eu separo bem isso. Uma coisa é institucional e outra é pessoal. O que eu passei aqui com meu filho eu não vou passar mais (emocionado). Não tenho dúvidas com relação a isso. Hoje estou tendo que responder uma coisa que colocaram no jornal.
CT
Já existe um projeto, com planta, tudo. A situação poderia ser interpretada como política, e aí o próprio prefeito preferiu não colocar isso para fora. É uma situação que vai atender a todos. Vou falar pelo Vasco. Já temos o projeto, o que vai ser feito e de que forma vai ser feito. A coisa já está pronta. É só tocar pra iniciar possivelmente no começo de 2013.

FUTEBOL
Salário atrasado sempre é ruim. Para um jogador de futebol ainda mais. Não acredito em desânimo. Enquanto estava no G4 as pessoas já diziam que o time cairia. É uma coisa de fora para dentro que atrapalha o astral dos jogadores. Mesmo dentro de São Januário, vencendo o jogo de Libertadores, os torcedores queriam mais. Com esse mesmo grupo, o salário esteve mais atrasado que agora. Acreditamos mais que nunca. É isso que quero passar para os jogadores, para a comissão. Temos 15 pontos a disputar. Por que não podemos acreditar? Acredito que o Vasco vai brigar por muitos pontos e pode chegar à Libertadores.

PLANEJAMENTO
Dizer que estamos trabalhando em relação a 2013. Dizer que alguns vão permanecer ou não, é uma coisa normal. Vamos trabalhar para trazer novos atletas. Queremos uma equipe ainda mais competitiva. Minha vontade e preocupação é ver o Vasco cada vez mais forte nas competições.
O que nós queremos é em relação a 2013 é um Vasco mais saudável, cumprindo com suas obrigações. O Vasco não é Vasco de agora, vem lá de trás. Diminuindo a parte tributária, que é importante para o clube. Falam do time e parece que a gente não fez nada. A gente tem pago a conta do Vasco. Se não paga a de ontem, não pode pensar na de amanhã. É justificativa. Gostaria de ter hoje, a condfições de ter uma nova empresa. A Eletrobras é importante e está feliz por estar no Vasco e ser nossa parceira. Demos uma visibilidade a ela fantástica. Queremos e vamos buscar novos parceiros. A gente não quer pagar apenas as contas de passado e presente. Queremos cumprir, mas cabe ao clube internamente, buscar novos recursos. Passe pelo marketing, pelo jurídico, torcedores ilustres. Mas precisamos estar em harmonia. Quero estar unido e crescendo com pessoas que querem ajudar o Vasco. Vamos trabalhar a marca vasco para dar equipes fortes e competitivas aos torcedores. Poderia chegar aqui e prometer jogador A, B ou C e dane-se o Vasco. Mas temos os nosso compromissos.

ELETROBRAS
Tem coisas boas acontecendo também. Em relação ao sócio, a gente espera aumentar o número em curto prazo. Mas temos de investir no clube, no time. A finalidade maior é essa trilhar um bom caminho. Pra todo mundo é difícil, mas o Vasco tem condições de vencer e sair. Em relação à Eletrobras, é uma parceira. A possibilidade existe, mas entra um pouco em relação das certidões, que é séria, mas estamos buscando novos caminhos para chegarmos ao patamar de alguns clubes que pagam no dia 1º. Um clube como o Vasco não aguenta ter 600 funcionários, pois tudo vem do futebol.

CONSTRUÇÃO DA NOVA ARENA
O estádio é muito bonito, história bonita. Ninguém quer radicalizar, queremos dar mais conforto ao torcedor. Quando se parte do princípio que podemos atender melhor os nossos torcedores e aumentar a receita com o nosso estádio. Teremos um novo Maracanã, por isso temos de acompanhar isso. Grêmio, Inter, Salvador... Todo mundo está modernizando. O Vasco tem o seu espaço. Queremos atender e receber melhor os torcedores.
Nem só do BNDES nem só do governo (virão os recursos). Estamos trabalhando em várias frentes. Queremos viabilizar a parte financeira, mas não existe nada concreto.

DIRETOR DE FUTEBOL
A instituição é séria. Estive com o Luisinho Quintanilha, tenho um respeito enorme por ele. Hoje temos o Daniel Freitas, não posso dizer a você, posso dizer que ele vai continuar dentro do Vasco, do processo, as reformulações vão ser feitas pela direção. O clube não trabalha desse jeito. O Vasco é muito grande, é maior que todos nós. Queremos a direção com um profissional preparado para o clube. Se vai ser A, B ou C, não compete. O nosso trabalho já tem um norte do que queremos. Hoje, não adianta falar nada. Se tenho interesse, corro o risco de chamar atenção. Trabalhar em silêncio. Quero colher e buscar o melhor para o Vasco.

CONSIDERAÇÔES FINAIS
Achei interessante e muito bom estar falando com todos abertamente. Quero aproveitar a oportunidade. Queremos fechar uma situação com uma empresa para dar atenção ao futebol e ao clube. Aproach. O jurídico tem de ver a situação. Para ser o elo de ligação estreitar a relação com a imprensa. Quero dizer que estou feliz de poder falar o que sinto, penso, o Vasco hoje está muito aberto e democrático. Acima de tudo, o presidente do Vasco respeita cada um de vocês. Espero ter isso no dia a dia. Quero agradecer. Vou estar trabalhando muito para cumprir todas as etapas aqui. O desafio é grande. Ser presidente é um orgulho.
Essa coisa de sair. ir embora, não existe. Vou estar aqui junto com quem gosta e respeita o Vasco. queremos elevar o nome do Vasco. Proporcionar aos torcedores dias melhores. É possível enquanto estivermos trabalhando. As pessoas podem questionar, duvidar da minha capacidade, mas eu dúvido que exista alguém mais honesto do que eu nesse clube.

FONTE: LANCE!