terça-feira, 23 de outubro de 2012

Próximo de atingir marca de Pelé, Messi lidera o Barça contra o Celtic


Segundo catalães, argentino está a quatro gols de igualar recorde do Rei em jogos oficiais num só ano. Espanhóis podem abrir cinco pontos na frente

Por GLOBOESPORTE.COM
Barcelona, Espanha
86 comentários
Após balançar as redes três vezes na vitória sobre o La Coruña neste sábado, LionelMessi está muito próximo de igualar ou mesmo superar uma marca de ninguém menos que Pelé: seu recorde de gols em partidas oficiais num único ano. Segundo o site oficial do Barcelona, o argentino, em 2012, marcou 71 vezes, contra 75 do Rei em 1959. A primeira chance real será nesta terça-feira, no duelo pelo Grupo G da Liga dos Campeões, contra o Celtic, no Camp Nou, às 16h45m (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM vai acompanhar, em Tempo Real, o jogo em que o Barça pode abrir cinco pontos de vantagem na ponta em caso de triunfo. Na mesma chave, só que mais cedo, às 14h, os lanternas Spartak e Benfica se enfrentam em Moscou.
Messi no treino do Barcelona (Foto: Reuters)Messi busca encaminhar classificação do Barça, enquanto persegue Pelé (Foto: Reuters)
Embora tenha até dezembro para atingir o Rei, a missão de tirar a diferença de quatro gols numa só partida é bastante complicada. Até mesmo para alguém como Messi. Ainda assim, o argentino marcou quatro ou mais vezes em três oportunidades neste ano: na vitória por 4 a 0 sobre o Espanyol em maio (quatro gols), na goleada por 7 a 1 sobre o Bayer Leverkusen em abril (cinco) e no triunfo por 5 a 1 sobre o Valencia em fevereiro (quatro).
Caso atinja a marca de Pelé (segundo o site da Fifa, o Rei marcou 127 gols em 1959, embora uma parcela considerável desta marca seja em amistosos), o melhor do mundo vai manter a rotina de quebrar recordes. Artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols – dois a mais que Cristiano Ronaldo e Falcao García, o argentino, primeiro jogador da história do time catalão a alcançar 15 hat-tricks no Espanhol, busca a artilharia da Champions pela quinta vez seguida e, com tantas credenciais, deixa os rivais assustados.
jogadores do Celtic comemoram vitória sobre o Spartak (Foto: AFP)
Celtic vem de vitória fora contra o Spartak e é o
vice-líder da chave na Champions (Foto: AFP)
- O Barcelona não tem só o melhor jogador do mundo. Messi é também o melhor jogador da história. Pude seguir a sua carreira de muito perto, ao jogar contra ele no Barça B, no Mundial sub-20, nas eliminatórias contra a Argentina e como jogador do Getafe. É um jogador pequeno, mas muito forte - disse Miku, atacante venezuelano do Celtic.
Na tabela, o Celtic de Miku vem de vitória fora de casa sobre o Spartak e soma quatro pontos, na vice-liderança do grupo, que tem o Barcelona com 100% de aproveitamento na frente. Cotado para ficar com a outra vaga da chave, o Benfica tem apenas um, à frente apenas da equipe russa, derrotada em todos os seus compromissos até o momento.
Barça com desfalques
Para manter essa campanha impecável, o técnico Tito Vilanova terá alguns problemas para escalar a equipe na defesa. Na coletiva desta segunda-feira, ele revelou que Piqué, Puyol e Daniel Alves dificilmente irão a campo por conta de lesão e devem ser desfalques. Com isso, existe a possibilidade de que Montoya, Song e Mascherano formem a retaguarda com Adriano ou Jordi Alba.
No ataque, certo mesmo é a presença de Messi. David Villa também está bem cotado para começar a partida entre os 11 titulares, enquanto Pedro e Aléxis Sanchez brigam, em teoria, pela outra vaga, com vantagem para o espanhol. Já no meio Sergio Busquets está suspenso, já que foi expulso na vitória por 2 a 0 sobre o Benfica há três semanas.
Tito Vilanova na coletiva do Barcelona (Foto: EFE)Tito Vilanova tem problemas para montar a defesa catalã  (Foto: EFE)
Celtic 'rouba' slogan rival
Do outro lado, não é exagero dizer que o Celtic entra como franco-atirador, principalmente no que depender das estatísticas. Das últimas 27 partidas nas quais atuou fora de casa, a equipe escocesa perdeu 20 e venceu apenas uma, justamente contra o Spartak. Além disso, marcou em apenas cinco das últimas nove oportunidades em que foi a campo pela competição.
Mesmo com a situação desfavorável, o diretor-geral do Celtic, Peter Lawwell, brinca com o Barcelona, embora faça questão de deixar claro que a relação de ambos os clubes é muito boa.
- Desculpe o Barça, mas o slogan "mais que um clube" é nosso – disse o dirigente, em declaração reproduzida pelo jornal catalão “Mundo Deportivo” nesta segunda-feira.
Possíveis escalações:
Barcelona: Valdes, Montoya, Song, Mascherano e Jordi Alba (Adriano); Fábregas, Xavi e Iniesta; Pedro (Sanchez), Messi e Villa.
Celtic: Forster; Lustig, Wilson, Mulgrew e Izaguirre; Wanyama, Brown,Forrest, Ledley e Commons; Hooper.
fonte: globo