quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ferj decide retirar proposta de implantação de turno extra no Carioca


Desta forma, molde com dois turnos vai continuar pelos próximos dois anos

Arbitral da Ferj (Foto: Igor Siqueira)
O presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, anunciou o recuo na tentativa de implantar um turno extra no Carioca, a partir de 2013. O comunicado foi feito durante o Arbitral, na sede da entidade. Desta forma, o molde atual com dois turnos - Taça Guanabara e Taça Rio - está mantido por pelo menos mais dois anos.
A proposta impediria que um clube que fosse campeão dos dois turnos fosse declarado campeão diretamente.


E MAIS:

Lopes nem chegou a colocar a proposta em votação. Ele achou melhor retirar o assunto da pauta, já que os quatro grandes se mostraram contrários à novidade. A decisão ocorreu ainda na segunda-feira, durante uma reunião entre o presidente da entidade e os clubes. Os pequenos, que gostaram da ideia, nem chegaram a se posicionar em votação sobre o assunto.
Para o biênio 2015/2016, a Federação já comunicou que o prazo para o envio de propostas de mudanças no formato do Carioca é 30 de setembro de 2014.
Outras mudanças foram sacramentadas:

INVERSÃO DE CONFRONTOS
A Taça Guanabara e Taça Rio tiveram os confrontos invertidos. No primeiro turno, os times do Grupo A enfrentam os times do Grupo B. No segundo, os times jogam dentro do próprio grupo. 

VANTAGEM DO EMPATE

Agora, em cada jogo de mata-mata (semifinais e finais de turno), quem tiver a melhor campanha na fase de grupos tem a vantagem do empate. Na finalíssima do Estadual, quem tiver maior número de pontos ganhos no campeonato inteiro terá a vantagem de dois empates na decisão. Em caso de empate nos pontos durante a fase de classificação e empate nos dois jogos da decisão, pênaltis. Se houver vencedores diferentes, a definição será no saldo de gols. Em caso de empate neste quesito, novamente pênaltis.


MULTA EM TROCA DE SUSPENSÃO POR TERCEIRO AMARELO
Por maioria, os clubes decidiram implantar o pagamento de multa em troca da suspensão por terceiro cartão amarelo. A questão é opcional. A iniciativa é para diminuir os desfalques nos clubes, especialmente nas fases decisivas. O valor é R$ 500. Se um jogador leva o terceiro amarelo, o clube paga e ele volta a ter dois cartões no histórico.


FONTE: LANCE!