quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Em 2013, Tite pode se tornar o 2º técnico com mais jogos pelo Timão


Técnico encerrará atual temporada com 197 partidas. Mesmo se fizer péssimas campanhas ano que vem, só ficará atrás de Osvaldo Brandão

Por Carlos Augusto Ferrari
São Paulo
2 comentários
Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)
Tite pode cravar ainda mais nome na história do
Timão (Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)


A temporada 2013 cravará ainda mais o nome de Tite na história do Corinthians. Não só pela possibilidade de conquistar o segundo título da Taça Libertadores, mas também por números expressivos. De contrato renovado até 31 de dezembro do ano que vem, o gaúcho de Caxias do Sul se transformará no segundo treinador que mais vezes dirigiu o Timão se cumprir o novo vínculo até o fim.
Com duas passagens (entre 2004 e 2005 e desde de 2010), Tite acumula 189 partidas, em quinto lugar na relação de técnicos com mais jogos pelo clube. Somando as próximas seis rodadas do Campeonato Brasileiro e os dois confrontos que o Alvinegro fará pelo Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão, o treinador encerrará o ano de 2013 com 197, superando Nelsinho Baptista, com 192.
Para ultrapassar Amílcar Barbuy, terceiro, com 240, e Rato, segundo, com 257, Tite não precisará fazer nenhuma grande campanha com o Corinthians na temporada seguinte. Caso o Timão não passe da primeira fase do Paulistão (19 jogos) e da Libertadores (seis jogos) e dispute as 38 rodadas do Brasileirão, o treinador já subirá para 260.
Tite, porém, precisará de um longo período para roubar o primeiro lugar de Osvaldo Brandão. Bicampeão paulista (54 e 77) e tri do Torneio Rio-São Paulo (53, 54 e 66), o treinador comandou o clube do Parque São Jorge por 439 partidas. Caso mantenha a média de 73 jogos por temporada, o atual comandante necessitaria de mais quatro anos no cargo para superar Brandão.
TÉCNICOS COM MAIS JOGOS PELO TIMÃO
Oswaldo Brandão439 jogos
Rato257
Amílcar Barbuy240
Nelsinho Baptista192
Tite189
 Unanimidade entre os dirigentes, o técnico tem respaldo para continuar mesmo se o nível do trabalho despencar em 2013. A saída dele durante a temporada é improvável. Somente o convite para dirigir uma seleção na Copa do Mundo, incluindo a brasileira, ou o chamado de um grande clube europeu poderiam alterar o quadro.
Em importância de conquistas, Tite lidera absoluto. Campeão brasileiro, assim como Nelsinho Baptista, Vanderlei Luxemburgo (duas vezes) e Antônio Lopes, ele entrou para a história ao buscar o inédito título da Libertadores. A partir do dia 12 de dezembro, no Japão, tenta repetir o feito de Oswaldo de Oliveira, que comandou a equipe campeã mundial em 2000.
Antes mesmo de embarcar para o Japão, o treinador já teve o retorno dos bons números. Ele e o Corinthians foram indicados aos prêmios de melhores da temporada da revista britânica World Soccer. Os vencedores serão conhecidos com votos de leitores, jornalistas e correspondentes.
- Eu me sinto muito orgulho por ser indicado. O Corinthians formou um grupo que está há dois anos junto e, por isso, foi campeão da Libertadores e do Brasil e vice do Paulistão - disse Tite.

Clique e assista a videos do Corinthians
FONTE: GLOBO