quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Top 5: Montillo escolhe os melhores argentinos de todos os tempos


Meia do Cruzeiro põe Maradona e Messi na lista dos maiores jogadores

Por Marco Antônio Astoni
Belo Horizonte
8 comentários
Montillo, meia do Cruzeiro (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)
Montillo, quando pequeno, tinha o goleiro Goycochea
como ídolo (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)


O meia Montillo vive uma fase especial na carreira, apesar de o Cruzeiro não fazer uma grande temporada. O jogador não tem conseguido carregar o time, como fez em outras oportunidades, ao topo da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, vem sendo lembrado pelo técnico Alejandro Sabella, da seleção argentina. Foi convocado para a disputa do Superclássico das Américas, contra o Brasil - o segundo jogo acabou adiado por falta de luz.
Em 2011, jogou as duas partidas, em Córdoba e em Belém. No primeiro jogo deste ano, o meia ficou no banco, na derrota por 2 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. Mas valorizou muito a experiência de estar no grupo de Sabella.
- O sentimento de jogar pela seleção é a realização de um sonho. Ser convocado para um Mundial, para as eliminatórias ou mesmo para um amistoso é um privilégio para poucos. É um sonho.
Em pouco mais de dois anos em Belo Horizonte, se tornou o grande ídolo da torcida cruzeirense. O jogador, que conquistou o título mineiro de 2010, o único com a camisa azul, ganha espaço, cada vez mais, no coração do torcedor.
Em clima de seleção, sentindo na pele a emoção de defender, dentro de campo, seu país e com o sonho declarado de disputar uma Copa do Mundo, Montillo elegeu os cinco maiores jogadores que viu atuar pela Argentina.
Eleitos de Montillo no Top 5 (Foto: Arte / Globoesporte.com)Eleitos de Montillo: Maradona, Messi, Batistuta, Goycochea e Redondo (Foto: Arte / Globoesporte.com)
1 – Maradona
O melhor jogador do mundo, na opinião dos argentinos, encabeça a lista de Montillo. A inigualável perna esquerda e a polêmica mão de Deus fizeram de Diego Armando Maradona uma unanimidade na Argentina e povoaram o imaginário de pessoas de todas as idades no país. Alheio à polêmica sobre quem teve mais talento, se Maradona ou Pelé, Montillo colocou Dieguito na posição número 1.
- Maradona é o primeiro. Voto nele por ser o melhor de todos os tempos.
2 – Messi
O craque do Barcelona é o segundo da lista de Walter Montillo. Sob o comando de Messi, o time catalão encantou o mundo com um esquema onde o toque de bola e a constante movimentação são prioridades. Nos últimos meses, Messi também tem se destacado na seleção argentina.
- Messi está na mesma altura do Maradona.
3 – Batistuta
O terceiro escolhido de Montillo é um homem-gol. Gabriel Omar Batistuta marcou 56 gols em 78 partidas pela seleção argentina, o que o tornou o maior artilheiro da celeste e branca em todos os tempos. Por essa façanha, o meia do Cruzeiro pôs Batigol em sua lista.
- Ele não pode ficar fora, justamente por ser o maior artilheiro da seleção.
4 – Goycochea
Os pênaltis defendidos por Sérgio Goycochea na Copa do Mundo de 1990 marcaram a infância do garoto Montillo, então com seis anos. Em Lanús, onde nasceu e passou a infância, o pequeno Walter sonhava ser goleiro, inspirado em Goyco. O aspirante a arqueiro, para sorte do Cruzeiro, se transformou em um talentoso meia.
- O Goycochea também está na lista por pegar vários pênaltis no Mundial de 1990.
5 – Redondo
Montillo é um meia ofensivo, cujo poder de criação é o ponto forte. Mas, para fechar seu Top 5, o jogador do Cruzeiro escolheu um meia defensivo. De estilo clássico, técnico e raçudo, Fernando Redondo marcou época, tanto na seleção argentina como nos quatro clubes que defendeu ao longo da carreira: Argentinos Juniors (ARG), Tenerife (ESP), Real Madrid (ESP) e Milan (ITA).
- Quando o Redondo jogou na seleção, foi um jogador de muita qualidade técnica. Fecho minha lista com ele.
FONTE: GLOBO