quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Real Madrid enfrenta Borussia em rodada que pode complicar o City


Na torcida pelos espanhóis, ingleses visitam o Ajax com obrigação de vitória. GLOBOESPORTE.COM transmite jogaço de Dortmund ao vivo

Por GLOBOESPORTE.COM e agência de notíciasDortmund, Alemanha
13 comentários
Apontado como o "Grupo da Morte" desta primeira fase da Liga dos Campeões, o Grupo D deverá ter nesta quarta-feira mais um dia repleto de emoções. Pela terceira rodada, o Real Madrid poderá dar um gigantesco passo para alcançar a classificação antecipada às oitavas de final se derrotar o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park. OGLOBOESPORTE.COM transmite o jogaço ao vivo, a partir das 16h20m (de Brasília), com narração de Alex Escobar e comentários de Diego Pose. A bola rola às 16h45m.
O resultado agradaria ao Manchester City, que visita o Ajax no mesmo horário na Amsterdã Arena. Ainda com a eliminação precoce na primeira fase em 2011 na cabeça, os ingleses têm praticamente a obrigação da vitória. Explica-se: a equipe de Mario Balotelli e companhia soma apenas um ponto após duas partidas e ainda enfrentará os alemães (quatro pontos) fora de casa. Os merengues lideram, com seis, enquanto os holandeses não pontuaram.
Cristiano Ronaldo no treino do Real Madrid (Foto: EFE)Cristiano Ronaldo e Pepe aquecem: Real pode dar grande passo para a classificação (Foto: EFE)
Em Dortmund, o Real Madrid terá novamente de superar problemas nas laterais, já que os três principais nomes da posição estão fora da partida por conta de lesão (Arbeloa, Marcelo e Fábio Coentrão). Na vitória por 2 a 0 sobre o Celta, no último sábado, José Mourinho utilizou o zagueiro Sergio Ramos na direita e o meia Michael Essien na esquerda.
As improvisações fizeram o jovem francês Raphael Varane, de 19 anos, ganhar a posição na zaga, ao lado do português de origem brasileira Pepe. A boa notícia para os madrilenhos é o retorno do volante Sami Khedira, que foi ausência na última rodada do Campeonato Espanhol. A maior expectativa, portanto, é a escalação ou não de Kaká como titular.
Borussia com problemas
Marco Reus Borussia Dortmund treino (Foto: EFE)
Marco Reus é a esperança do Borussia Dortmund
contra o poderoso Real Madrid (Foto: EFE)
O Borussia Dortmund, por sua vez, entra no duelo de ressaca por conta da derrota para o Schalke 04 em clássico regional pelo Campeonato Alemão. Mesmo em boa fase na Liga dos Campeões após vitória sobre o Ajax e empate com o Manchester City, a equipe chega sob desconfiança e ainda desfalcada de importantes jogadores.
O meia polonês Jakub Blaszcykowski é ausência certa devido a uma lesão no joelho. O meia Ilkay Gündogan é dúvida por causa de problemas sofridos nas costas, enquanto o lateral-esquerdo Marcel Schmelzer tem um hematona no pé. Se para o lugar de Gündogan, há opções como Moritz Leitner e Sven Bender, a lateral esquerda se tornou uma dor de cabeça para o técnico Jürgen Klopp. No elenco há Christian Löwe, mas o treinador não quis utilizá-lo no clássico, preferindo uma formação com três zagueiros, o que lhe rendeu muitas críticas.
Contra o Real Madrid, a expectativa é que Klopp não repita a formação e o mesmo desenho tático. A princípio, Schmelzer tem razoáveis chances de entrar em campo, mas como isso pode não acontecer, o favorito para atuar na lateral esquerda, improvisado, é o meia Kevin Grosskreutz. Na frente, o polonês Robert Lewandowski e o meia-atacante alemão Marco Reus estão confirmados.
Sem David Silva, City poderá repetir drama
Na Amsterdã Arena, o duelo entre Ajax e Manchester City tem roteiro bem mais dramático, já que a equipe que sair de campo derrotada terá suas chances de classificação praticamente eliminadas. O empate, também não é bom para ninguém, principalmente para os donos da casa, que só terão mais uma partida na Holanda nesta fase de grupos.
Derrotado nas duas primeiras rodadas, para Borussia Dortmund e Real Madrid, o Ajax vem a campo querendo derrubar também a "maldição" contra ingleses. Desde 1980, o time não consegue derrotar um adversário do país do Manchester City em seus domínios.
Tevez, Balotelli e Touré no treino do Manchester City (Foto: Reuters)Tevez, Balotelli e Yaya Touré em treino do Manchester City (Foto: Reuters)
O técnico Frank de Boer conta com boas novidades para o confronto, já que, pela primeira vez poderá ter com o meia camaronês Eyong Enoh, recuperado de lesão. O atacante sérvio Miralem Sulejmani é outro que deve aparecer entre os titulares do duelo.
Os Citizens terão o desfalque do meia-atacante David Silva, lesionado durante partida da seleção espanhola na última semana. O desfalque, contudo, não chega a ser problema para Roberto Mancini, que conta com um poderoso elenco. Gareth Barry deve ganhar a vaga na equipe titular. O italiano Mario Balotelli é outro cotado para começar jogando, apesar de ter a concorrência de Sergio Agüero, Carlos Tevez e Edin Dzeko.
Confira as prováveis escalações:
Borussia Dortmund: Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer (ou Grosskreutz); Kehl, Bender, Reus, Götze e Perisic; Lewandowski. Técnico: Jürgen Klopp.
Real Madrid: Casillas; Sergio Ramos, Varane, Pepe e Essien; Khedira, Xabi Alonso, Di María (Kaká), Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema (Higuaín). Técnico: José Mourinho.
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria), auxiliado pelos compatriotas Gabor Erös e György Ring.
FONTE: GLOBO