Tricolor chega a 65 pontos e alcança - de novo - o melhor desempenho nos pontos corridos. Já são quatro vitórias seguidas e três jogos sem sofrer gol
Por Edgard Maciel de Sá
Salvador
272 comentários
A cada rodada do Campeonato Brasileiro o Fluminense teima em desafiar os números. O que já era ótimo, fica ainda melhor depois de uma nova vitória. Foi assim na última quarta-feira, quando o Tricolor derrotou o Bahia por 2 a 0, em Salvador, pela 29ª rodada, e garantiu uma vantagem ainda mais folgada na liderança. O 19º triunfo na competição nacional levou o clube das Laranjeiras aos 65 pontos e o fez bater novamente o recorde de pontuação na era dos pontos corridos, o que já havia conseguido na 22ª rodada. O melhor desempenho até então era o São Paulo de 2007, que na mesma altura do torneio tinha dois pontos a menos.
Além disso, a equipe do técnico Abel Braga superou, faltando ainda nove rodadas para o fim da competição, a sua campanha na temporada 2011, quando conquistou 63 pontos em toda a competição. Líder geral e também do segundo turno, o Fluminense vem ainda de uma sequência de quatro vitórias - Náutico, Flamengo, Botafogo e Bahia - e não sofreu gol nos últimos três confrontos. O suficiente para Abel voltar a rechaçar qualquer soberba e frisar que a dedicação defensiva do Tricolor mostra seu respeito por todos os adversários. Segundo o comandante, o segredo da campanha quase perfeita é pensar no próximo jogo sempre como o mais importante de todos.
- Foi uma vitória muito boa. A cada partida mostramos muito respeito e entrega. Não tem soberba aqui. Pela equipe que temos, com muitos jovens, mostramos que temos uma cabeça muito boa e soubemos suportar a pressão. Agora já estamos pensando no jogo contra a Ponte Preta achando que ele é o mais importante do campeonato.
Visitante cruel: 10 vitórias fora de casa
Os números positivos não param por aí. Dono do maior número de vitórias, do melhor ataque, da melhor defesa e do artilheiro do Brasileirão, o Fluminense é também o time que mais venceu fora de casa. O triunfo sobre o Bahia foi o décimo longe do Rio de Janeiro. De 2006 para cá, quando o campeonato começou a ser disputado em 38 rodadas e com 20 times, apenas duas equipes atingiram tal marca: o São Paulo em 2007 e o Internacional em 2006. A equipe de Abelão tem ainda mais quatro jogos fora de casa - Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras e Sport - para se tornar o único dono do recorde.
- Marcamos bem e nos posicionamos bem em campo diante do Bahia. Os próprios jogadores pediram no intervalo para encaixar mais a marcação. Deco, por exemplo, colaborou muito taticamente pelo grupo. As dificuldades surgem a todo o momento e sabemos que um contra-ataque e um bom passe podem decidir um jogo. Nesta quarta, a nossa bola aérea não entrou, mas também pode resolver. O importante é isso. A equipe pode até não estar em um bom dia, mas todos se doam na marcação. Nossa estratégia é essa - explicou o treinador tricolor.
Senhor dos números no Brasileirão 2012, o Fluminense volta ao Rio nesta quinta-feira. A delegação desembarca na capital carioca no início da tarde e se reapresenta nas Laranjeiras na sexta. O próximo desafio será no domingo, às 18h30m (de Brasília), contra a Ponte Preta, em São Januário, pela 30ª rodada da competição nacional.
FONTE: GLOBO