terça-feira, 30 de outubro de 2012

Bola de Ouro: Neymar tem rivais de peso para sonhar com terceiro lugar


Comentaristas apontam Iniesta, Falcao García e Xavi como os maiores candidatos a completarem o pódio ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo

Por Victor Canedo
Rio de Janeiro
20 comentários
Neymar embarca na América do Sul e desembarca na Europa. Entra em campo, é destaque. Volta ao Brasil, joga de novo. E faz golaços. Essas cenas se repetiram em 2012. Entre os compromissos com a seleção brasileira e o dever com o Santos, o craque se desdobrou como pôde para, aos 20 anos, ser pela segunda vez indicado ao prêmio da Bola de Ouro da Fifa. Eleito o 10º melhor do último ano e presente na lista dos 23 nomes divulgados pela entidade, ele sabe, porém, que sua aptidão física e enorme qualidade técnica não são os fatores determinante para já sonhar com um pódio ao lado de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Aparentemente fora de realidade para o brasileiro na atualidade, o terceiro lugar tem outros candidatos de peso.
O GLOBOESPORTE.COM ouviu quatro comentaristas após a relação enviada pela entidade em conjunto com a revista "France Football". Até o próximo dia 29 de novembro, quando uma votação reduzirá os concorrentes a três, em São Paulo, os nomes de Iniesta, Xavi, Falcao García, entre outros, seguirão protagonizando debates em mesas redondas mundo afora.
Messi, Iniesta e Cristiano Ronaldo na premiação da UEFA (Foto: Reuters)Andrés Iniesta desbancou Messi e Cristiano Ronaldo em eleição da Uefa, em agosto (Foto: Reuters)
Alex Escobar e Caio Ribeiro, da TV Globo, e Lédio Carmona e Raphael Rezende, do SporTV, ajudam a entender quais chances tem o único brasileiro representado na lista e por que a dinastia de Messi e Cristiano Ronaldo deverá continuar. Eles só não chegaram a um consenso quanto ao posto de terceiro melhor.
Os três melhores do mundo para os comentaristas
Lédio Carmona1) Messi; 2) Cristiano Ronaldo; 3) Falcao García
Raphael Rezende1) Messi; 2) Cristiano Ronaldo; 3) Iniesta
Caio Ribeiro1) Cristiano Ronaldo; 2) Messi; 3) Iniesta
Alex Escobar1) Messi; 2) Cristiano Ronaldo; 3) Xavi
 - Acho que ainda não veremos o Neymar entre os três. Ele ficou devendo nas Olimpíadas, jogou muito abaixo do que se esperava dele. O Santos também não teve um ano legal, e isso contribui. E mais: não sei se a Europa já vê o Neymar com a genialidade que a gente vê. Acho que ainda o enxergam como uma promessa, e não esse craque - opinou Alex Escobar, que escolheu o meio-campista Xavi, do Barcelona, para completar o trio com o argentino e o português.
A visão de Lédio Carmona sobre Neymar não é lá muito diferente. O comentarista, porém, acredita que Neymar deve figurar no top-10 e, dessa forma, ao menos repetir sua colocação final em 2011, quando recebeu 1,12% dos votos (Xavi, o terceiro na ocasião, levou 9,23%). Se não conquistou a Taça Libertadores e sequer disputará o Mundial de Clubes, os 50 gols em 60 jogos por Santos e seleção brasileira no ano falam por si só.
neymar brasil x japão (Foto: Mowa Press)
Pela seleção brasileira, Neymar marcou contra o
Japão em amistoso na Polônia... (Mowa Press)
- Acho que fica entre os dez, sim. Não foi um ano tão rico, mas um ano que midiaticamente apareceu mais. Estão falando mais de Neymar, há um barulho em torno dele. E isso acaba fazendo alguma diferença. Acho até que seja merecido, pois ele já é um dos melhores do mundo tecnicamente. Vai estar onde merece. Mas, entre os três, só indo para a Europa. Se quando ganhou a Libertadores sendo o melhor jogador ele já não conseguiu, não vai repercutir mais do que isso. Daqui a pouco ele terá de dar esse salto e escolher onde vai jogar: no Barcelona ou no Real Madrid - disse Lédio Carmona.
Neymar, Santos e Atlético-mg (Foto: JF Diorio / Agência Estado)... e deixou um golaço diante do Atlético-MG, no dia seguinte, na Vila Belmiro (Foto: JF Diorio / Agência Estado)
Iniesta e Falcao: influências das seleções
Para terceiro, iria de Iniesta, pelos jogos na Eurocopa. Foi o principal torneio do ano e jogou muito "
Raphael Rezende, do SporTV
Campeão e melhor jogador da Eurocopa com a seleção espanhola, o meia Iniesta, do Barcelona, é o preferido de Caio Ribeiro e Raphael Rezende. Em agosto, o autor do gol do título espanhol na Copa de 2010 também faturou o prêmio de melhor jogador do continente pela Uefa, em votação feita por 53 jornalistas. A eleição foi apertada, mas o espanhol ficou à frente de Messi e Cristiano Ronaldo pela primeira vez.
- Sabendo que levam em consideração as conquistas coletivas, acho que o Iniesta pode surpreender. Dessa vez deve ficar entre os três finalistas. Já foi protagonista na Copa do Mundo, todo mundo imaginava e não levou. Agora a Espanha ganhou de novo, ele foi eleito o melhor jogador da Eurocopa, da Europa... Pode pintar premiação - afirmou Caio Ribeiro.
Raphael Rezende, do SporTV, também aposta que a Eurocopa fará diferença.
- No futebol, Messi e Cristiano estão bem à frente. Para terceiro, iria de Iniesta pelos jogos finais na Eurocopa. Foi o principal torneio do ano e ele jogou muita bola - resumiu Raphael Rezende.
Falcao García Atlético de Madri (Foto: AP)O colombiano Falcao García tem encantado os torcedores do Atlético de Madri (Foto: AP)
Fã do futebol do colombiano Falcao García, do Atlético de Madri, Lédio Carmona tem como argumento a sua regularidade por um time, em tese, de segundo escalão no continente. Decisivo nos títulos da Liga Europa e da Supercopa Europeia, "El Tigre" é o único que tem conseguido acompanhar o ritmo de seus principais rivais na Espanha - soma dez gols, contra 11 de Cristiano e 13 de Messi. Isso quando não carrega a Colômbia praticamente nas costas nas eliminatórias, em árdua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2014.
- Se juntarmos com o que ele já apresentou no Porto, é o ano dele. Faz essa quantidade de gol desde 2010 e ainda chegou ao Atlético com alguma desconfiança. É um cara que joga em alto nível há dois, três anos, em times teoricamente que não são de ponta. Ainda tem a Colômbia, está levando ela para a Copa. Não precisa fazer mais nada. Tem que estar entre os três - contou Lédio.
Pirlo, "Drogba do Chelsea"... Veja outros candidatos:
Drogba, apresentação no Shenhua (Foto: Reuters)Drogba em apresentação no Shenhua (Reuters)
Drogba (Costa do Marfim / Chelsea e Shanghai Shenhua) - Principal nome do título inédito dos Blues na Liga dos Campeões, o centroavante praticamente "abdicou" dos prêmios ao rumar para o futebol chinês. Os seus gols decisivos contra Liverpool (Copa da Inglaterra), Barcelona e Bayern de Munique, no entanto, devem angariar alguns votos.
Pirlo (Itália / Juventus) - Igualmente decisivo na conquista do Campeonato Italiano (invicto) e o melhor da seleção na campanha de vice na Eurocopa, o volante provou que os 33 anos não são nem de longe um problema. A falta de uma participação em qualquer competição europeia com a Velha Senhora, no entanto, poderá pesar contra.
Casillas (Espanha / Real Madrid) - Dono de impressionante regularidade, o goleiro é apontado como um dos melhores de sua posição nos últimos anos. Títulos do Campeonato Espanhol e da Eurocopa reforçam sua importância para os merengues e a Fúria.
Ibrahimovic (Suécia / Milan e Paris Saint-Germain) - Artilheiro da última edição do Campeonato Italiano, com 28 gols, o centroavante continua produtivo na França. Seus gols já deixaram o novo clube praticamente dependende da estrela maior da companhia. Apesar do golaço marcado diante da seleção francesa, na Eurocopa, não teve grandes atuações com a Suécia.
jogadores bola de ouro (Foto: arte esporte)

FONTE: GLOBO