quarta-feira, 13 de março de 2013

Spray e fogo: torcida do Caracas faz lança-chamas na arquibancada


Apesar da morte do torcedor Kevin Espada, na partida entre San José e Corinthians, público conseguiu entrar com objeto na vitória sobre o Grêmio

Por SporTV.com
Caracas, Venezuela


morte do torcedor Kevin Douglas Beltran Espada, atingido por um sinalizador, parece não ter servido de alerta para a torcida do Caracas e nem ter alterado a fiscalização dos estádios em jogos da Taça Libertadores, pelo menos na Venezuela. Na noite desta terça-feira, no Estádio Olímpico, torcedores usavam lança-chamas livremente nas arquibancadas na partida contra o Grêmio, apesar da proibição da Conmebol, que vetou o uso de fogos de artifício e afins nos estádios (assista ao vídeo).
Não foi um fato isolado. O objeto foi usado por vários torcedores, sem interferência. O comentarista do "SporTV", Lédio Carmona, ficou surpreso com a atitude, ainda mais depois da tragédia de Oruro, na partida entre San José e Corinthians - o menino Kevin foi atingido no olho por um sinalizador e não resistiu.
- Para que torcer com isso? Para que levar fogo para a arquibancada? - questionou.
Ele acredita que atitudes como esta só afastam torcedores do estádio e comentou a passividade do público, que parecia não se importar com o risco.
- Se estou com meu filho ali, não fico um minuto - disse.
  •  
Torcida do Caracas leva lança chamas ao estádio contra o Grêmio (Foto: Reprodução SporTV)Torcida do Caracas usa lança-chamas livremente nas arquibancadas do estádio (Foto: Reprodução SporTV)
O narrador Luiz Carlos Júnior também questionou a necessidade de ir para o estádio com um lança-chamas ou qualquer objeto que possa oferecer perigo.
- Dá pra fazer festa sem lança-chamas, sem sinalizador - afirmou.
A utilização do fogo, provocado de forma caseira a partir de uma combinação do fogo com sprays de conteúdo inflamável, é umamarca registrada dos torcedores do Caracas. No entanto, após a determinação da Conmebol, a expectativa era de que eles não usariam o lança-chamas na partida contra o Grêmio, o que não se confirmou.
O apresentador do "SporTV News", Carlos Eduardo Lino, também criticou a atitude dos torcedores. Ele reprova a utilização de sinalizadores ou qualquer tipo de artefato com fogo.
- Este tipo de imagem é sempre desagradável. Nunca achei bonito aquela coisa de transformar o estádio num "inferno". A fumaceira e o fogo não combinam com o espetáculo esportivo - considerou.
FONTE: GLOBO