terça-feira, 2 de outubro de 2012

Barcelona deixa Real em segundo plano e volta atenções ao Benfica


Na semana de clássico contra o maior rival, time catalão tenta abrir folga na dianteira do Grupo G da Liga dos Campeões. Spartak e Celtic duelam antes

Por GLOBOESPORTE.COM
Barcelona, Espanha
1 comentário
Nada de Cristiano Ronaldo ou José Mourinho. Em semana de clássico contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelonadeixa o seu maior rival em segundo plano. Pelo menos por enquanto. A equipe catalã encara o Benficanesta terça-feira, em Lisboa, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo G da Liga dos Campeões. Fora de casa e diante de um rival apontado como a segunda força da chave, Tito Vilanova e seus comandados voltam todas as atenções para a equipe portuguesa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real às 15h45m (de Brasília).
- O jogo mais importante é nesta terça-feira. Falamos depois dos que virão em seguida. Temos apenas seis partidas nesta fase da competição, e qualquer erro pode prejudicar a classificação (às oitavas de final) - disse o técnico do time catalão, em coletiva realizada nesta segunda-feira, ao ser perguntado sobre o duelo de domingo contra os merengues.
Messi treino Barcelona (Foto: EFE)Messi e companhia têm um importante desafio antes do clássico de domingo contra o Real (Foto: EFE)
Na frieza da tabela, o quadro é favorável. Apenas uma rodada foi disputada até então, mas a vitória apertada sobre o Spartak Moscou, por 3 a 2, e o empate sem gols entre Benfica e Celtic deixam o time catalão na liderança com três pontos - dois a mais que portugueses e escoceses. Ao time russo, que pega o Celtic em casa às 13h, resta a lanterna e mais cinco jogos para tentar uma das duas vagas da chave no mata-mata.
Reforçado de Adriano e Iniesta, que não jogaram na vitória sobre o Sevilla, no último sábado, o Barça tem problemas relacionados a lesões. Puyol deve ficar fora, enquanto o meia Thiago Alcântara sofreu uma ruptura no ligamento colateral interno do joelho direito e ficará no estaleiro pelos próximos dois meses.
Rodrigo Lima comemora gol do Benfica contra o Paços de Ferreira (Foto: AP)
Novo goleador do Benfica, brasileiro Lima pode ser
titular contra o Barcelona nesta terça-feira (Foto: AP)
Assim como o Barcelona, que tem 100% de aproveitamento no Espanhol, o Benfica também está invicto no Campeonato Português e é líder em seu país. Algoz catalão na final da edição de 1960/61 da Champions, os portugueses mostram um certo destemor perante os rivais que vêm da vizinha Espanha. A última temporada, quando avançaram de fase no mesmo grupo do Manchester United, serve como motivação.
- Claro que pontuar na Champions é sempre bom. Tivemos essa experiência no ano passado ao empatar em casa com o favorito no grupo, o Manchester United, e esse resultado nos ajudou na classificação às oitavas. Qualquer ponto é importante e aumenta as possibilidades de seguir em frente. Um ponto frente ao favorito é sempre positivo - disse o técnico do clube português, Jorge Jesus.
Para o duelo, Jesus terá dois importantes desfalques: o zagueiro brasileiro Luisão, suspenso, e o atacante Óscar Cardozo, lesionado. Com isso, ele estuda duas formações para a linha de frente. Uma seria ir com Rodrigo e Lima formando a dupla de ataque. A outra, um meio-campo com três apoiadores (Pablo Aimar, Nicólas Gaitán e Eduardo Salvio), deixando um dos atacantes no banco de reservas.
Spartak sem Rômulo
No outro duelo da chave, o Spartak mostrou seu cartão de visitas ao complicar a vida do Barcelona na estreia, após chegar a estar vencendo por 2 a 1 no Camp Nou. Desta vez, o time russo não poderá contar com o ex-vascaíno Romulo, autor de um dos gols contra os catalães. Ele ficará ausente dos gramados pelos próximos seis meses, recuperando-se de uma ruptura nos ligamentos do joelho direito.
Treino de Spartak Moscou (Foto: Agência EFE)Spartak Moscou deu trabalho ao Barcelona em pleno Camp Nou na estreia (Foto: Agência EFE)
Mas outro brasileiro com passagem pelo clube de São Januário está disponível para o confronto. O volante Rafael Carioca acredita que o Spartak precisa fazer valer o seu mando de campo para conquistar a primeira vitória na competição.
- Será um jogo muito duro. O Celtic fez uma boa estreia diante do Benfica, pressionou bastante a equipe portuguesa e poderia ter vencido a partida. A equipe tem uma jogada área muito eficiente e conta com jogadores fisicamente muito fortes. Sabemos do potencial da equipe do Celtic, mas não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória – disse o brasileiro.
FONTE: GLOBO