sábado, 23 de agosto de 2014

Goleiro faz de cabeça, árbitro erra ao anular, e Bilbao perde para o Málaga

Iraizoz anota como centroavante, Mateu Lahoz marca impedimento equivocado e tira empate do time basco aos 49. Ele ainda defendeu pênalti, mas sofreu o gol no rebote

Por 
Málaga, Espanha
28 comentários
A tarde tinha tudo para ser perfeita para Iraizoz, goleiro do Athletic Bilbao, no jogo de abertura da temporada 2014/2015 do Campeonato Espanhol, contra o Málaga. Porém, nem a sorte, nem o árbitro Mateu Lahoz estavam do lado do camisa 1. Após defender pênalti cobrado por Luis Alberto, e ver o adversário abrir o placar aproveitando a sobra, Iraizoz ainda teve gol mal anulado pela arbitragem, no penúltimo lance do jogo, após cobrança de escanteio, o que definiu o placar de 1 a 0 a favor dos mandantes.

Na próxima rodada, na sexta, o Málaga vai até Valência, enfrentar o time da casa, no Mestalla. O Athletic Bilbao volta suas atenções para a Liga dos Campeões, na quarta, contra o Napoli, no jogo de volta da fase preliminar - o GloboEsporte.com transmitirá ao vivo a partir das 15h (de Brasília). Para avançar, a equipe espanhola precisa apenas de um empate sem gols, já que, no jogo primeiro jogo, fora de casa, conseguiu o empate por 1 a 1. 

Gol anulado do Athletic de Bilbao contra o Malaga (Foto: Agência AFP)Jogadores do Bilbao ainda comemoravam o gol de Iraizoz, aos 49, anulado pelo árbitro (Foto: Agência AFP)

QUASE HERÓI

O jogo não seria fácil para o trio de arbitragem. Com as duas equipes querendo a vitória, a partida começou muito disputada, com lances ríspidos para os dois lados. O Málaga apostava na jogadas pelos lados e bolas para Roque Santa Cruz, referência da equipe no ataque. Já o Bilbao, com postura menos ofensiva, se lançava com inteligência, apostando na individualidade de Muniain. 

Aos 35 minutos, o árbitro Mateu Lohaz marcou pênalti de Iraizoz em Santa Cruz. Luis Alberto bateu, o goleiro defendeu, mas deu rebote, que o próprio batedor aproveitou para abrir o marcador. 

A segunda etapa foi ainda mais quente. Diferente do início conservador, o Bilbao pressionou, mas parou no bom sistema defensivo do Málaga, que também não abdicou do ataque.  Aos 40 minutos, Duda, que entrou no lugar do autor do gol, Luis Alberto, foi expulso, o que aumentou a pressão dos visitantes. 

Lohaz assinalou cinco minutos de acréscimo, tempo suficiente para se tornar protagonista do jogo. Antunes, após entrada forte, também foi expulso, o que deixou o Málaga com nove jogadores em campo. Na última tentativa de conquistar um ponto fora de casa, o Bilbao colocou os jogadores na área do adversário para aproveitar cobrança de falta pela direita, e deu certo. O goleiro Iraizoz, livre de marcação, subiu entre os zagueiros e testou como um atacante para balançar a rede. Porém, o árbitro marcou impedimento inexistente, invalidando o que seria o gol de empate. O lance gerou revolta do time basco - jogadores partiram para cima do árbitro em busca de explicações.

Com a confusão, ainda sobrou tempo para um nova investida dos visitantes, que novamente em bola levantada, viram Kameni, goleiro do Málaga, puxar Aduriz na pequena área. O árbitro, para desespero dos jogadores, marcou falta contra o Bilbao e, logo em sequência, apitou o fim do jogo.

FONTE: GLOBO