sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Clube da 2ª divisão da Paraíba quer mandar jogos em estádio abandonado

Cruzeiro de Itaporanga quer jogar em sua própria cidade, no Alto Sertão da Paraíba. Reportagem visitou local e testemunhou quadro de total descaso da praça esportiva

Por 
Direto de Itaporanga, PB
Estádio Zezão, Itaporanga, Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)Crianças brincam no estádio, apesar da falta de segurança (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)
Antes de se inscrever para a 2ª divisão do Campeonato Paraibano, o Cruzeiro de Itaporanga esperou que a prefeitura do município desse condições para o time jogar na cidade, reformando o Estádio Zezão para que as exigências mínimas de segurança fossem atendidas. Mas o GloboEsporte.com esteve no local nesse mês de agosto e constatou vários problemas que impedem a realização de partidas oficiais no estádio. A situação é complicada. E é difícil imaginar que tudo seja resolvido até 1º de outubro, quando o time estreará como mandante. Entre as principais deficiências da praça esportiva estão alambrados quebrados, banheiros destelhados e sem portas, inundações nos corredores que levam até os vestiários e o gramado, que perdeu o lugar para o mato.
Estádio Zezão, Itaporanga, Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)
Túneis que levam aos vestiários do Zezão ficam normalmente inundados e com entulhos
(Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)
Todos os dias, a partir das 16h, o estádio é aberto para que a população possa praticar atividades. Mas a primeira impressão de quem entra no Zezão é de completo abandono: paredes descascadas, telhas quebradas, mato alto. O cercado que fica ao redor do campo está totalmente destruído. 
Crianças brincam ao lado de objetos pontiagudos, como os ferros que sobraram das bandeirinhas de escanteio e parafusos fincados em bancos quebrados. Elas também têm acesso a um poço artesiano, escondido em meio ao mato, que fica atrás de uma das arquibancadas. A única coisa que dificulta, mas não impede, de chegar ao reservatório é uma grade de ferro.
Mas, água em poço ao menos é algo normal. Só que esse não é o único lugar onde é possível encontrar água. Dentro do campo de jogo, ao lado de uma das traves, ficam os túneis dos vestiários, que, via de regra, estão completamente inundados. 
A sujeira também toma conta do local: barris amassados, cadeiras de plástico, copos descartáveis e até mesmo restos de um móvel quebrado foram encontrados ao redor do campo durante a visita da reportagem. 
Estádio Zezão, Itaporanga, Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)Poço artesiano localizado atrás das arquibancadas (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)



"Perfeitas condições"

Apesar de todos os problemas de estrutura, o presidente do Cruzeiro de Itaporanga, Nosman Barreiro, não vê motivos para o estádio não sediar os jogos do time. O dirigente chegou a dizer que o local está em “perfeitas condições”.
Nosman, Cruzeiro de Itaporanga, presidente (Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.com/pb)
Presidente do Cruzeiro, Nosman Barreiro diz que o estádio da cidade está em "perfeitas condições"
(Foto: Pedro Alves / GloboEsporte.com/pb)
- Tem um projeto de reforma que foi iniciado, mas no momento está parado. O prefeito, em parceria com o Governo do Estado, ficou de abrir licitação para uma nova empresa para começar tudo do zero. Por enquanto, o estádio vai ficar do jeito que está. Foi muito pior nas últimas duas vezes que a gente participou da primeira divisão. Agora tem arquibancada, gramado e o alambrado é só ajeitar - disse Nosman. 
O presidente do Cruzeiro ainda contou, que antes de o time começar a treinar, o prefeito garantiu fazer reparos no lugar. Com relação aos túneis inundados, Nosman lembrou que em Itaporanga não está chovendo nesta época do ano.
- Está uma seca total. Mas sempre tem este processo: quando chove, ali fica inundado. Na medida em que se tira a água, demora a voltar. Tinha um motor que tirava a água de oito em oito dias - explicou.
 O prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), declarou que o município tem interesse que os jogos aconteçam no Zezão, mas não garantiu que isto vai acontecer.
- Ainda não sabemos se podemos sediar os jogos da segunda divisão, mas vamos fazer uma reunião na próxima semana com o chefe de gabinete e com o presidente do clube para decidir como proceder.
O Cruzeiro de Itaporanga estreia na 2ª divisão no dia 28 de setembro, diante do Sabugy, fora de casa. Mas, quando tiver que jogar em casa, no dia 1º de outubro, contra o Nacional de Pombal, ainda não sabe que estádio vai utilizar. O clube de Itaporanga está no Grupo do Sertão, que ainda tem o Internacional de Teixeira.
Estádio Zezão, Itaporanga, Cruzeiro de Itaporanga (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)Espaço onde deveriam ser os banheiros está quase totalmente destruído
(Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)
fonte: globo