quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pior série desde 2012 acende dúvidas sobre time, e Inter cobra reação rápida

Colorado perde três jogos seguidos, "supera" ano passado e está a uma partida de igualar 2012, o que gera cobrança da direção apesar de respaldo ao trabalho de Abel

Por 
Porto Alegre
101 comentários
Como um time que vence cinco partidas seguidas pode enfileirar uma sequência de três derrotas? Nem o próprio Inter ainda tem a resposta e admite publicamente a preocupação, após levar 2 a 0 do Bahia na quarta, pela Sul-Americana. O jejum de pontos ganhos já ultrapassa as turbulências do ano passado e se torna o pior desde 2012. O que faz a direção cobrar "reação rápida" para sábado, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão.
Há dois anos, foram quatro derrotas consecutivas. Três sob comando de Fernandão. Depois, com Osmar Loss como interino, veio um revés por 2 a 0 para a Portuguesa. Agora, Abel tem três derrotas. Com Dunga, em 2013, houve uma série de quatro fracassos pelo Nacional, mas que acabou intercalado por empate na Copa do Brasil.
- É claro que nos perguntamos sobre os motivos das derrotas e do baixo desempenho - admitiu o vice-presidente de futebol Marcelo Medeiros. - A rápida resposta que o Inter precisa dar em campo é em busca do nosso objetivo. Existe o crescimento do São Paulo, a presença do Corinthians, a disparada do Cruzeiro… A nossa expectativa é de uma retomada o quanto antes. 
Tabela jogos Inter (Foto: Reprodução)
No revés para os nordestinos, Abel não utilizou D'Alessandro, que acusou um desconforto na coxa esquerda e preservou Juan, Fabrício e Rafael Moura pela intensa carga de jogos. 

Após alcançar nesta quarta a marca de 300 jogos à frente do clube, o técnico evitou se eximir da culpa pela situação delicada, mas disse que a necessidade de vencer o Brasileirão, que não é conquistado desde 1979, não aumentou pela dificuldade em prosseguir no torneio continental:

- A responsabilidade do treinador é toda. Sou eu que escalo. Todo time grande busca conseguir uma vaga à Libertadores. São muitos anos sem ganhar (o Brasileirão). A cada ano que passa a responsabilidade aumenta. Mas ela já grande desde o começo do ano.
abel braga marcelo medeiros homenagem abel beira-rio inter x bahia (Foto: Alexandre Lops/Internacional)Medeiros cobra, mas também respalda Abel Braga (Foto: Alexandre Lops/Internacional)

Apesar da má fase, o treinador ainda não passa por contestações. Pelo contrário. A direção dá o respaldo e divide o ônus, como afirmou Medeiros:
Não estamos satisfeitos com o momento negativo, mas temos que ter serenidade. É claro que o Abel tem todo o nosso respaldo. 
Marcelo Medeiros, vice de futebol
- Ocorrem falhas coletivas. Liga o sinal de alerta. Existe divisão de responsabilidades. Não estamos satisfeitos com o momento negativo. Mas não será por causa da derrota que a voz do comando do vestiário será alterada. Temos que ter serenidade. Aplausos e vaias fazem parte do cenário do futebol. O Abel, claro, tem todo o respaldo. Temos uma confiança muito grande nele.
O Inter é o atual terceiro colocado com 31 pontos, mesmo número do Corinthians, mas fica à frente pelo número de vitórias (9 a 8). O São Paulo é o vice, com 32. O Cruzeiro segue na liderança com 39. O confronto com o Palmeiras será disputado neste sábado às 18h30 no Pacaembu.