quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Fifa rejeita recurso do Barça, que não poderá contratar reforços em 2015

Transferências realizadas na atual janela não serão problema, e clube pode trazer novos atletas até o fim do mês. Punição será cumprida nas duas próximas aberturas

Por 
Madri
92 comentários
A comissão de apelação da Fifa rejeitou, na manhã desta quarta-feira, o recurso do Barcelonapara a suspensão da punição recebida por transferências de jogadores menores de idade, que, segunda a entidade, infringem o regulamento de proteção a estes atletas. Agora, o clube catalão volta a não poder contratar, mas nada acontecerá com as transferências realizadas nesta janela, reconhecidas pela Fifa. A proibição deverá ser cumprida nas duas próximas janelas, do início e do meio do ano de 2015, fazendo com que o clube só posso voltar a contratar em 2016. No entanto, a liberação para esta janela continua, e o Barça tem até o final do mês para se movimentar e trazer mais jogadores.
Josep Maria Bartomeu presidente do Barcelona (Foto: EFE)Barcelona, do presidente Josep Maria Bartomeu, ficará sem contratar no próximo ano (Foto: EFE)

A punição é válida em nível nacional e internacional. Portanto, o Barcelona não poderá inscrever, no próximo um ano e meio, nenhum jogador que já não tenha vínculo com o clube. Ou seja, reforços, só vindos do Barça B ou das categorias de base. Além disso, foi determinado que o Barça regularize a situação de todos os jogadores menores de idade em 90 dias e pague uma multa de 450 mil francos suíços (R$ 1,1 milhão) à Fifa. Sobrou também para a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), que terá de pagar multa de 500 mil francos suíços (R$ 1,2 milhão) e recebeu o prazo de um ano para modificar o regulamento vigente para transferência de menores de idade. Na interpretação da comissão, ele não está nos padrões internacionais, e a RFEF leva culpa nos erros cometidos pelo clube catalão.
Logo após a divulgação da volta da punição no site da FIFA, o Barcelona se pronunciou através de um comunicado. O clube avisou que continuará recorrendo, e o próximo passo será levar o caso ao TAS, Tribunal Arbitral do Esporte. Foi nesta mesma corte que Suárez teve seu recurso julgado, e, consequentemente, sua pena aliviada, podendo começar a treinar com o time, ser apresentado e até fazer sua estreia com a camisa blaugrana, na disputa do torneio amistoso Joan Gamper.

- O Barcelona não pode concordar de nenhuma maneira com uma resolução que vai de encontro com o nosso espírito em La Masia, um exemplo de formação acadêmica, humana e esportiva, reconhecida mundialmente - disse o clube no comunicado.

Foram seis as contratações do Barcelona nesta última janela, durante o efeito suspensivo, e que não sofrerão nenhum impacto: os goleiros Marc-André Ter Stegen e Claudio Bravo, os zagueiros Jérémy Mathieu e Thomas Vermaelen, o meia Ivan Rakitic e o atacante Luis Suárez. Segundo a diretoria do São Paulo, os clubes estariam acordados para a transferência do lateral Douglas no próximo ano. O Barça precisa ou acelerar a negociação até o final do mês ou desistir da contratação do brasileiro.

FONTE: GLOBO