quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Com um a menos, Santo André vira contra o Vila Nova


Mesmo saindo atrás do placar na noite desta terça-feira e com um jogador a menos desde os 30min do segundo tempo, após a expulsão do zagueiro Douglas, o Santo André conseguiu confirmar mais três pontos no Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Vila Nova por 2 a 1 no Estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista, em jogo válido pela 31ª rodada da competição nacional.






Com o resultado, o time vencedor alcança a vice-liderança provisória da segunda divisão nacional, já que atinge os 55 pontos e deixa para trás o Avaí, que agora ficou dois atrás, mas ainda entrará em campo nesta sexta-feira, contra o Gama.


Enquanto o Santo André comemora o bom momento, o time goiano amarga um início de série negativa no torneio. Mesmo contando com um gol do veterano artilheiro Túlio, o seu 23ª no campeonato, o Vila Nova amargou a terceira derrota seguida, após ser batido por Paraná e Bahia nas rodadas anteriores.


Com o gol levado nos minutos finais, os visitantes não conseguiram voltar à zona de classificação para a Série A, mesmo após o tropeço do Barueri diante do Ceará. Parado com 51 pontos há três rodadas, o time ocupa a quinta posição, com o mesmo número do clube paulista, que está um posto acima.


Mesmo longe de seus domínios, o Vila Nova foi melhor nos minutos iniciais e assustou o goleiro Neneca. Com 6min de jogo, Pedro Júnior fez fila na defesa do time do ABC e arriscou o chute de dentro da área. Após ser desviada no meio do caminho, a bola parou no travessão dos donos da casa.


Aos 14min, novamente Pedro Júnior levou perigo ao furar o bloqueio dos paulistas e ficar livre dentro da área. No entanto, o atacante falhou ao tentar passar por Neneca e ser desarmado. O melhor momento dos goianos só foi interrompido seis minutos depois, quando Marcelinho Carioca bateu escanteio e Marcel exigiu grande defesa de Max.


Com o primeiro bom lance, os torcedores da casa se empolgaram e quase puderam comemorar aos 23min. Em nova jogada iniciada pelo ídolo corintiano, Élton completou cruzamento de calcanhar, mas viu a bola ficar na trave, após já ter batido o goleiro adversário.
No entanto, quem conseguiu chegar à redes foram mesmo os visitantes, contando com o poder ofensivo do artilheiro da Série B. Lançado na área, Túlio foi tocado por Marcel no momento em que ia finalizar e viu o árbitro assinalar o pênalti. Na cobrança, o centroavante não deu chances para Neneca e estufou as redes.


Mesmo após ficar em vantagem, os goianos continuavam ameaçando e por pouco não foram para o intervalo em melhor situação. Em grande jogada individual, o meia Alex Oliveira deixou os marcadores para trás, mas foi impedido de comemorar devido à boa intervenção do goleiro do Santo André.


No entanto, na volta ao gramado para o reinício, os donos da casa mostraram a sua força logo aos 5min. Depois de tabelar com Marcelinho na entrada da área do Vila Nova, o lateral Jaílson ganhou de Carlinhos e Osmar e bateu na saída de Max para empatar o duelo. Em seguida, Élton recebeu passe de calcanhar de Osny, mas parou em grande defesa do arqueiro do time goiano.
Aos 19min, os mandantes voltaram a ameaçar em chute de Élton, que balançou a trave e voltou nos braços de Max. A resposta dos visitantes veio em seguida, quando Túlio ajeitou e Caíco bateu forte para nova boa defesa de Neneca.


Já nos 15 últimos minutos de partida, Douglas acertou cabeçada no rosto de Pedro Júnior e deixou o Santo André com apenas dez jogadores. Mas, aos 39min, a equipe superou as adversidades e conseguiu selar a virada quando Alexandre serviu Márcio Mixirica e o atacante teve calma para escolher o canto e balançar as redes.


Na próxima terça-feira, o Santo André terá novo compromisso pela Série B nacional contra o América-RN, no Machadão, em Natal. Já o Vila Nova só voltará a campo na sexta-feira da semana que vem, quando estará em Campinas, no Estádio Moisés Lucarelli, contra a Ponte Preta.
Ficha Técnica
Santo André 2 x 1 Vila Nova


FONTE: TERRA