quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Palmeiras derrota o Goiás no Palestra Itália e volta ao G-4


No sufoco, Verdão consegue furar o forte bloqueio defensivo da equipe goiana, faz as pazes com a vitória e segue na briga

Alex Mineiro Palmeiras comemoração
Luxemburgo prometeu que o Palmeiras iria se recuperar após a derrota por 3 a 0 para o Flu. Dito e feito. Longe de ter sido uma atuação de gala, o Verdão superou a retranca do Goiás e venceu por 1 a 0, nesta quarta-feira, no Palestra Itália. De quebra, voltou ao G-4 e manteve as esperanças de brigar pelo título nacional. O goleiro Marcos, repreendido pelo técnico Vanderlei Luxemburgo por ter criado uma crise ao criticar o time após a derrota para o Tricolor, fez duas grandes defesas e garantiu os três pontos. Alex Mineiro, em cobrança de pênalti, foi o autor do único gol da partida. (Assista ao vídeo com o gol).


Ouça o gol da partida pela Rádio Globo AM
Já a torcida do Palmeiras não gostou da atitude de Diego Souza, que criticou Marcos por ter pedido um psicólogo para o elenco alviverde. Assim que foi substituído por Maicosuel, o meia foi vaiado e xingado pelos palmeirenses, que gritaram o nome do goleiro. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras disputa o clássico contra o Santos, domingo, às 17h, na Vila Belmiro, na Baixada Santista. Já o Goiás enfrenta o Cruzeiro, no mesmo dia e horário, no Serra Dourada, em Goiânia.


Esquemas diferentes: 4-4-2 x 3-6-1O Palmeiras entrou em campo no tradicional esquema tático 4-4-2, com Roque Júnior e Gustavo na zaga e dois meias de armação especialistas: Evandro e Diego Souza. Já o Goiás optou pelo defensivo 3-6-1, com apenas Iarley no ataque. Mesmo assim, o jogo ficou equilibrado no meio-campo, com muita marcação e poucas jogadas ofensivas. Com toques rápidos pelos lados do campo, o Palmeiras partiu para o ataque. Mas o Goiás criou uma barreira defensiva forte, vigiou em cima Alex Mineiro e Kléber e partiu para contra-ataques envolventes, na maioria das vezes puxados por Iarley. Aos 21 minutos, Alex Mineiro ganhou da zaga do Goiás pelo alto, dominou e tocou para Diego Souza, livre de marcação. Mas o meia perdeu gol incrível e mandou a bola por cima do travessão. Com dificuldades para envolver o sistema defensivo do rival, o Verdão passou a depender da individualidade de Kléber. Aos 26 minutos, Kléber foi agarrado na entrada da área. Leandro cobrou falta e Kléber foi agarrado dentro da área por Júlio César.


Pênalti, que Alex Mineiro, aos 27, cobrou com perfeição e fez 1 a 0. Em desvantagem no placar, o Goiás tentou sair para o ataque. Porém, com apenas Iarley no setor ofensivo, ficou difícil levar vantagem em cima da zaga palmeirense. Segundo tempo O jogo ficou aberto na etapa final. O Goiás adiantou a marcação e partiu para o tudo ou nada. Marcos fez duas grandes defesas.


Aos 11, ele pegou uma cabeçada de Rafael Marques. Aos 18, o camisa 12 do Verdão defendeu um chute cara a cara com Iarley. Porém, aos 16, foi a vez de Evandro, que cobrando falta, obrigou o goleiro Harlei a trabalhar dobrado. O técnico Hélio dos Anjos abandonou o esquema tático defensivo 3-6-1 trocando Thiago Feltri pelo atacante Felipe, aos 17 minutos. Luxemburgo respondeu sacando o artilheiro Alex Mineiro para a entrada do velocista Denílson. Em seguida, para não perder o poder de marcação, ele mandou a campo o volante Sandro Silva na vaga de Evandro. Apesar de valorizar a posse de bola e trocar passes rápidos, o Palmeiras criou poucas chances de gol. Mas também não levou sufoco, pois o Goiás, depois de um início fulminante, criou pouco no setor ofensivo. Melhor em campo, o Verdão tocou a bola e esperou o tempo passar até o árbitro encerrar a partida.
Tabela dinâmica: simule os resultados e confira a classificação




fonte: globo