Depois de tropeçar em seguidas oportunidades e figurar nos últimos lugares do Campeonato Brasileiro da Série B, o Paraná começa a se distanciar da zona de rebaixamento para a terceira divisão. Nesta terça-feira, a equipe tricolor deu mais um importante passo ao derrubar a invencibilidade do Vila Nova dentro de casa, quando venceu os atuais vice-líderes da competição por 2 a 0, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Com dois gols do atacante Pimpão, que substituiu Éder no segundo tempo, os comandados do técnico Paulo Comelli foram aos 36 pontos e consolidaram a reação com a terceira vitória seguida, após passar por América-RN e Criciúma.
Além de melhorar a sua situação, a formação paranaense pode aumentar a já folgada vantagem do Corinthians na liderança da competição, que atualmente é de 11 pontos. Com a primeira derrota no torneio, com direito a pênalti desperdiçado pelo artilheiro Túlio, o Vila Nova estaciona nos 51 e pode ser ultrapassado pelo Avaí ainda nesta rodada.
O duelo desta terça-feira começou com bastante velocidade das duas equipes, que levaram perigo nos primeiros minutos. Com bom retrospecto em casa, os goianos quase abriram o placar aos 8min, quando Reinaldo cobrou escanteio da direita e Carlinhos tocou de cabeça para boa defesa de Mauro. No minuto seguinte, o Paraná respondeu em chute da entrada da área, que parou na participação de Max.
Na liderança isolada do quadro de artilheiros, com 21 gols, o veterano Túlio teve a sua primeira chance aos 26min, quando recebeu de Alex Oliveira já dentro da área em boa situação, mas tropeçou na zaga adversária e perdeu boa chance. Apesar de mostrar bastante vontade nas jogadas, o atacante não conseguia levar a vantagem sobre a defesa paranaense.
No final da primeira etapa, o Vila Nova quase balançou as redes, em nova jogada de Alex Oliveira. O experiente meia recebeu na frente de Mauro e tentou tirar do goleiro, mas acabou carimbando a trave. A resposta dos visitantes só veio após o reinício, com 4min do segundo tempo, em finalização de Ricardinho que foi defendida por Max.
No entanto, dois minutos depois, os anfitriões perderam a melhor oportunidade nos pés de Pedro Júnior, para desespero dos torcedores locais. Em boa situação, o meia recebeu na área, passou pelo goleiro Mauro, mas finalizou na rede pelo lado de fora.
Com 22min jogados da etapa final, Comelli fez uma alteração que mudou a história do duelo. Apenas sete minutos depois de entrar na vaga de Éder, Pimpão completou bom cruzamento de Ricardinho e balançou as redes do rival.
Porém, os paranaenses tiveram pouco tempo para comemorar, já que em seguida o árbitro anotou pênalti de Pituca ao ver a bola tocar em sua mãe. Mostrando que não estava em noite inspirada, Túlio bateu mal e parou na defesa Mauro, que pegou o chute em seu canto direito. E, após o susto, o Paraná foi para cima e selou a vitória em Goiânia. Aos 38min, Pimpão foi lançado, passou por Max e tocou para o gol vazio.
Na próxima rodada, as duas equipes voltam a campo longe de seus domínios. Na terça-feira, o Vila Nova irá a Feira de Santana, no Estádio Jóia da Princesa, para encarar o Bahia. Três dias depois, na sexta, será a vez do Paraná visitar o Juventude no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Ficha Técnica
Vila Nova 0 x 2 Paraná
FONTE: TERRA