quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

6/12/2012 08h05 - Atualizado em 26/12/2012 08h05 Na Itália, Zé Love não vingou e levou apelido de 'Zé Twitter' dos torcedores


Perto do Vasco, atacante não repetiu fase de goleador por Genoa e Siena e ficou marcado por uso excessivo de rede social, segundo jornalista italiano

Por Thiago de Lima
Rio de Janeiro
23 comentários
Zé Love comemora seu segundo gol na Itália, pelo Siena (Foto: Divulgação / Site Oficial Siena)
Pelo Siena, Zé Love comemora seu segundo gol no
futebol italiano (Foto: Divulgação / Site Oficial Siena)


Em um ano e meio na Itália, foram 19 jogos e só dois gols. A versão "Giuseppe Amore" de Zé Love - ou só Zé Eduardo para os italianos - não deu muito certo para quem havia balançado a rede 27 vezes no mesmo período pelo Santos e tinha acabado de conquistar a Libertadores antes de mudar de país. De volta ao Brasil e perto de ser confirmado como reforço do Vasco por empréstimo, o atacante terá até o fim de 2013 para tentar reerguer a carreira depois de uma passagem apagada pela Velha Bota, onde pouco jogou por Genoa e Siena. Em meio a lesão e insatisfação, ele chamou mais a atenção dos torcedores italianos em uma rede social do que nos gramados.
Adepto do Twitter, Zé Love é um usuário assíduo da ferramenta, seja para criticar a postura do próprio time, para avisar quecomprou um novo carro, para conversar com amigos e até mesmo para torcer para o Santos, seu ex-clube, na final do Mundial de Clubes da Fifa do ano passado, contra o Barcelona. Mas o hábito não pegou bem entre os torcedores do Genoa, principalmente pelo fato de o atacante não corresponder dentro de campo.
- A torcida do Genoa não fala bem dele. Ele foi apelidado de "Zé Twitter" pelo seu hábito de ficar horas e horas na internet escrevendo em seu perfil na rede social, algumas vezes até duas ou três horas da manhã. E as pessoas se perguntavam: "Por que não dormir à noite, em vez de gastar o tempo na internet?" - contou Filippo Grimaldi, que acompanha o time da cidade de Gênova para o jornal Gazzetta dello Sport.
ze love genoa (Foto: Reprodução/Twitter)Alguns posts de Zé Love no Twitter: atacante interage frequentemente com seguidores (Foto: Reprodução)
Entre a titularidade e o banco de reservas, Zé Love disputou com a camisa 9 do Genoa apenas dez das 41 partidas da equipe na temporada 2011-2012, sem marcar nenhum gol. Mas segundo Grimaldi, a responsabilidade não pode ser jogada inteiramente sobre o atacante, que demorou cinco meses para estrear pelo clube após sofrer uma lesão na tíbia.
Ele foi apelidado de 'Zé Twitter' pelo hábito de ficar horas e horas na internet escrevendo em seu perfil na rede social, algumas vezes até duas ou três horas da manhã"
Filippo Grimaldi,
jornalista da Gazzetta dello Sport
- Ele chegou num ano difícil do Genoa, a equipe trocou de técnico várias vezes e só escapou do rebaixamento na última rodada. Precisavam de jogadores de personalidade para se salvar, e já conhecidos no futebol italiano, e ele não andava bem. Além disso, quando chegou, vinha se recuperando de uma temporada inteira no Brasil, mas quis começar logo a preparação e sofreu uma fratura por estresse no pé, forçando-o a uma longa parada. Depois de curado, teve um ataque de apendicite que o deixou mais um tempo de molho. Tanto que ele só conseguiu estrear no campeonato em dezembro - explicou.
A fase negativa deixou Zé Love desapontado e sem clima no Genoa, o que abriu espaço para ele ser negociado. Depois de rejeitar o interesse do Milan - pois se recusou a passar por um período de testes -, o atacante foi emprestado por seis meses ao Siena. Com a camisa 57, ele ganhou mais chances como titular, disputou nove jogos e fez seus dois primeiros gols no país: um de pênalti, no empate por 2 a 2 com o Udinese pelo Campeonato Italiano, e um na vitória por 2 a 0 no Torino, pela Copa Itália.
Zé Love substitui Palacio no Genoa (Foto: (Foto: Divulgação / Site Oficial Genoa))No Genoa, Zé Love costumava entrar no decorrer das partidas (Foto: Divulgação / Site Oficial Genoa)
Porém, seu desempenho não foi suficiente para fazer o clube tentar renovar por mais tempo o empréstimo. De acordo com Alessandro Lorenzini, correspondente da Gazzetta dello Sport em Siena, a imprensa local considera Zé Love um jogador versátil e de qualidade, mas não o vê preparado para atuar no futebol italiano.
É um jogador de qualidade, mas neste momento não está adequado para o futebol italiano. Provavelmente precisa de mais tempo para se adaptar e algum treinador que acredite mais nele"
Alessandro Lorenzini,
jornalista da Gazzetta dello Sport
- É um jogador de qualidade, mas neste momento não está adequado para o futebol italiano, que tem a característica de jogadores mais fortes fisicamente. Taticamente, ele não tem uma localização precisa no campo: pode jogar como primeiro atacante, mas não é forte nas cabeçadas; pode jogar de segundo atacante, mas segura demais a bola; e pode jogar como meia de ligação, mas marca pouco. Começava os jogos como titular, mas sempre era substituído. Provavelmente precisa de mais tempo para se adaptar e algum treinador que acredite mais nele - opinou Lorenzini.
Aos 25 anos, Zé Love vê no Brasil a chance de mostrar serviço para convencer um clube do país a contratá-lo em definitivo, ou então recuperar à distância o prestígio no Genoa, com quem tem contrato até junho de 2015.
FONTE: GLOBO