segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Conversa avança, e Timão aposta em Pato como estrela para 2013


Fim do Mundial e retorno da delegação ao Brasil no início desta semana fará diretoria intensificar negociações com o Milan pelo atacante

Por Carlos Augusto Ferrari
Yokohama, Japão
87 comentários
Pato, Milan e Málaga (Foto: Agência AFP)
Alexandre Pato está nos planos do Timão para 2013
(Foto: Agência AFP)


O Corinthians não fala oficialmente e trata o assunto como um sonho distante, mas usará os últimos dias de 2012 para investir pesado novamente na contratação do atacante Alexandre Pato. O jogador manifestou interesse em voltar ao Brasil, e o Milan deu o aval para que a negociação seja realizada. Resta decidir os termos do acordo.
O Timão tenta dois caminhos para viabilizar a transação. No meio da temporada, o clube chegou a oferecer um contrato de empréstimo sob o argumento de ajudar o centroavante a se recuperar fisicamente. Pato vem sofrendo com seguidas lesões na Itália e não consegue engrenar uma sequência de partidas sem passar pelo departamento médico.
A estratégia do clube seria colocá-lo em condições de voltar à Europa em um ano jogando em alto nível. O clube italiano, contudo, rejeitou a oferta. Meses antes, uma proposta de R$ 70 milhões feita pelo Paris Saint-Germain também foi descartada pelo presidente rossonero Silvio Berlusconi e a cúpula do futebol milanês.
A outra alternativa que passou a ser mais cogitada pela diretoria é investir alguns milhões. O clube descarta oferecer um montante semelhante ao dos franceses e estuda fazer uma composição. A possibilidade seria adquirir parte dos direitos de Pato. Em crise, o Milan receberia um valor e continuaria dono de outra fatia do atacante de 23 anos.
A opção deu certo recentemente. O Corinthians comprou 50% dos direitos do meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen. O jogador chegará como uma das estrelas do Timão em 2013 e, como tem apenas 24 anos, ainda poderá ser negociado no futuro, garantindo lucro aos alemães.
Os cofres alvinegros encheram nos últimos meses. O clube fechou com a Caixa Econômica Federal um patrocínio de R$ 30 milhões pelo período de um ano. O valor é o mesmo que o clube embolsará por temporada até o fim de 2022 depois de estender o compromisso com a fornecedora de material esportivo.
Pato é agenciado pelo empresário Gilmar Veloz, o mesmo do técnico Tite. Treinador e atacante, aliás, já estiveram em contato ao longo do ano. O comandante ligou para o jogador e deu boas referências sobre a estrutura que encontraria no Corinthians e disse que gostaria de contar com ele.
Insatisfeito na Itália, o centroavante assumiria o lugar deixado por Ronaldo como principal garoto-propaganda do Corinthians na tentativa de atrair ainda mais investidores. Em campo, brigaria diretamente com Paolo Guerrero, herói do título Mundial, por uma vaga no ataque.
O Timão corre também atrás de reforços para a zaga. O clube tem interesse em Gil, do Valenciennes-FRA, com quem se reunirá no dia 23 de dezembro, e Cleberson, do Atlético-PR. O último deve ser adquirido por um grupo de investidores que o repassará ao Alvinegro.
FONTE: GLOBO