segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Dilma inaugura Castelão em 'fase decisiva para Confederações'


Presidente promete novos estádios no início de 2013, elogia rapidez cearense e título mundial do Corinthians

Por Diego Morais
Fortaleza, CE
32 comentários
Dilma acompanha mensagem do presidente da Fifa, na inauguração do Castelão (Foto: Diego Morais/Globoesporte.com)
Dilma acompanha mensagem do presidente da Fifa
(Foto: Diego Morais/Globoesporte.com)
Dilma Rousseff foi o centro das atenções durante a inauguração da Arena Castelão, em Fortaleza, no primeiro estádio a ser entregue para a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. Em seu discurso, a presidente prometeu agilidade na entrega dos estádios para as competições internacionais.
- Hoje entramos na fase decisiva da Copa das Confederações. Esse é o momento de expressar o nosso compromisso, visto aqui nessa obra. Nesse início de 2013 vamos entregar os outros estádios da (Copa das) Confederações. Até o final do ano, vamos entregar o de Belo Horizonte, onde estarei na próxima sexta-feira - disse a presidente, que deve inaugurar o Mineirão na próxima semana.
Antes do discurso, a presidente fez uma visita guiada pela nova Arena Castelão. Ela conheceu as dependências internas, túneis, vestiários, área da imprensa, além do memorial do futebol cearense. O guia particular foi o Governador do Ceará, Cid Gomes, e mais uma grande comitiva de senadores, deputados e o prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
Dilma passeou ainda pelas arquibancadas da Arena Castelão, sentou em uma das cadeiras com vista privilegiada, em uma área reservada. Em seguida, a presidente foi até o gramado, desatou a fita inaugural do estádio, tirou fotos com alguns operários que trabalharam nas obras e ainda deu o "pontapé inicial" em uma bola, simulando uma partida.
Blatter manda mensagem do Japão e Dilma cita vitória corintiana
Ainda no gramado, a visita de Dilma teve um convidado especial. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, mandou uma mensagem diretamente do Japão, onde acompanhou a final do Mundial de Clubes, e lamentou não poder estar em Fortaleza para a inauguração oficial.
- Infelizmente não posso estar aí neste momento tão especial. A sede de Fortaleza tem sido um exemplo. Estou ansioso para voltar a Fortaleza e ver de perto. Mas estou aqui no Japão acompanhando a final do Mundial, com a presença do time brasileiro, Corinthians - declarou Blatter na mensagem exibida em um dos dois telões do estádio.
Por falar em Mundial de Clubes, a vitória do Corinthians não foi esquecida pela presidente em seu discurso. Dilma citou o momento como especial não só pela inauguração do Castelão, mas pela conquista contiana.
- Nós inauguramos esse estádio num momento especial. Momento de sorte e de vitória. Pois o Corinthians se sagra campeão mundial. Isso mostra que somos capazes de ganhar dentro e fora do jogo no campo - discursou a presidente.
Dilma Rousseff recebeu ainda homenagem do governador Cid Gomes, que a presenteou com um bolo no formato da Arena Castelão, fazendo alusão ao aniversário da presidente, que ocorreu no último sábado.
A alegria e aplausos do público só não foi acompanhada no momento em que o governador cearense Cid Gomes agradeceu o apoio do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ao dizer que o ex-dirigente foi quem garantiu a Fortaleza jogos das seleções do Brasil e da Espanha,um grande coro de vaias ecoou.
- É muito fácil falar mal de quem não está aqui para se defender - rebateu o governador.
Castelão pronto na sua inauguração (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)Castelão por dentro: estádio terá capacidade para 63 mil pessoas (Foto: Diego Morais / Globoesporte.com)
Na rota dos grandes jogos
A Arena Castelão está na rota de grandes jogos previstos para serem disputados durante a Copa das Confederações, em 2013, e Copa do Mundo, em 2014. Com capacidade para 63 mil pessoas, é o maior da região Nordeste para as competições internacionais.
As obras foram iniciadas em dezembro de 2010 e tiveram investimento total de R$ 518,6mi. A Arena receberá três jogos da Copa das Confederações, sendo um do Brasil, um da Espanha, além de uma partida semifinal. Na Copa do Mundo de 2014, são seis jogos, com a possibilidade de receber a Seleção Brasileira duas vezes.
As primeiras partidas oficiais do estádio estão agendadas para ocorrerem no dia 27 de janeiro. Pela Copa do Nordeste, Ceará e Bahia se enfrentarão. No mesmo dia, jogarão ainda Fortaleza e Sport.
FONTE: GLOBO