sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Encantado com clube dos EUA, Juninho se distancia do Vasco


Jogador se mostra seduzido com a estrutura do New York RB enquanto Vasco demora a fazer proposta oficial por renovação

Por André Casado e Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
21 comentários
Craque da Galera Juninho Pernambucano Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Juninho Pernambucano pode deixar o Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial Vasco da Gama)


No Rio de Janeiro, o discurso é de esperança. Mas em Nova York, Juninho mostrou-se impressionado com a estrutura do New York RB. O meia voou para os Estados Unidos nesta semana, quando foi conhecer o clube que pretende contratá-lo e que, assim, tornou-se uma ameaça real à permanência do ídolo em São Januário.
A pessoas próximas, Juninho mostrou empolgação com o que viu em Nova York, onde permanece, agora curtindo férias com a família. Há cerca de duas semanas ele e seu empresário se reuniram com Gérard Houllier, diretor de futebol da RB, que esteve no Rio de Janeiro na feira Soccerex, dando sequência à proposta para juntar o craque brasileiro a astros mundiais como o atacante francês Thierry Henry e o zagueiro mexicano Rafael Márquez, que atuam pela equipe que disputa a Major League Soccer (MLS).
Além da estrutura que conheceu nos últimos dias, Juninho mostrou-se seduzido pela possibilidade de conhecer uma nova cultura, aprender a língua inglesa e viver uma experiência esportiva e financeira interessantes. Além disso, ficaria mais perto da filha mais velha, que atualmente faz intercâmbio na Califórnia.
Assim, são cada vez menores as chances de Juninho permanecer no Vasco. No último domingo, o jogador e seu empresário se reuniram com o presidente Roberto Dinamite e outros integrantes da diretoria num restaurante de um shopping da Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio. Na reunião, os representantes do clube mostraram documentos e explicaram detalhadamente o atual bloqueio das receitas – determinado pela Justiça – e as perspectivas de retomada da vida econômica. No entanto, não foi apresentada qualquer proposta oficial pela renovação do contrato que se encerra no dia 31.
Indefinição e preocupação
A explicação é que não seria possível fazer uma oferta sem que houvesse algo concreto em relação às finanças. Juninho, por outro lado, demonstrou uma grande preocupação com a atual situação econômica do Vasco, deixando claro o desejo de vislumbrar perspectivas positivas em relação ao pagamento de salários ao elenco e à formação de uma equipe competitiva para a próxima temporada.
Internamente, Juninho explicou que seu plano inicial é atuar por mais duas temporadas. Sua intenção era defender o New York RB em 2013 e retornar ao Vasco em 2014 para encerrar a carreira. O clube cruz-maltino, entretanto, tem a ideia de propor a inversão desse planejamento, mantendo na próxima temporada o jogador, que completa 38 anos em janeiro.
Embora adote um discurso otimista, o Vasco sabe que depende de um milagre para contar com Juninho no ano que vem. O que conta a favor é a identificação do meia com o clube e até mesmo o fato de o jogador não gostar muito de viagens de avião. Caso jogue nos Estados Unidos, seria obrigado a enfrentar trechos tão longos quanto os do Campeonato Brasileiro.
Em entrevista à "Rádio Brasil" na quinta-feira, René Simões, novo diretor executivo do Vasco, garantiu que o clube não medirá esforços pela permanência de Juninho.Segundo ele, há bons motivos para isso.
- Primeiro o amor que ele tem pelo clube. Segundo, o profissionalismo, e terceiro, essa vontade que ele manifestou de querer que tudo funcione bem no Vasco. Salários em dia, funcionários pagos. Ao invés de ser motivo de tirá-lo do Vasco, se bem colocado, pode ser o motivo para ele ficar no Vasco, porque ele pode nos ajudar nessa tarefa - disse.
FONTE: GLOBO