quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Após confirmação de punição, Barça teme perder promessas asiáticas


Japonês Takefusa Kubo (13 anos) e sul-coreano Lee Sung Woo (16) não podem jogar por causa de regras da Fifa de transferências de jovens estrangeiros

Por 
Barcelona
Takefusa Kubo, Barcelona (Foto: Getty Images)Take retornou ao Japão para festas de fim de ano e não sabe se volta ao Barça (Foto: Getty Images)
O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) confirmou na terça-feira a punição dada pela Fifa ao Barcelona: o clube só poderá contratar novos jogadores a partir de janeiro de 2016. O motivo da pena foi o descumprimento do regulamento da Fifa de transferências de jogadores menores de idade. Agora, o Barça teme perder algumas de suas principais promessas da base, principalmente dois asiáticos: o japonês Takefusa Kubo, de 13 anos, e o sul-coreano Lee Sung Woo, de 16.
A preocupação foi revelada pelo jornal espanhol "Mundo Deportivo" nesta quarta, lembrando ainda que pelas leis atuais o clube jamais poderia ter contato com Lionel Messi - o argentino chegou ao Barça aos 13 anos sem se enquadrar nas exceções da regra da Fifa (mudança de país por transferência de trabalho dos pais; maior de 16 anos dentro da União Europeia; ou o jogador viver a menos de 50 quilômetros da fronteira nacional).
O clube poderá perder o japonês Take já no início de 2015. De acordo com o "Mundo Deportivo", o menino viajou com os pais para passar as festas de fim de ano em seu país natal e já havia confidenciado a amigos que não voltaria à Espanha caso o TAS confirmasse a punição ao Barcelona: pelas leis atuais, Take só poderia jogar pelo Barça quando completar 18 anos, em junho de 2019. Há mais de um ano e meio o jovem só treina com a equipe Infantil A, sem poder atuar com os companheiros.
Outro caso preocupante é o de Lee Sung Woo, que completa 17 em 6 de janeiro e teria que esperar mais um ano para jogar. Destaque da seleção sul-coreana na Copa da Ásia sub-17, o rapaz foi o alvo da primeira denúncia anônima contra o Barça que gerou a investigação da Fifa em fevereiro de 2013. "É um fenômeno e o clube não pode deixar escapar", diz a reportagem do "Mundo Deportivo".
Os atletas da União Europeia podem jogar a partir dos 16 anos. No total, sete jogadores de "La Masia" (a base do Barça) estão com a situação indefinida por causa da punição. Além de Take e Lee, há ainda os sul-coreanos Seung-Ho Paik (completa 18 em março) e Jang Gyeolhee (16), os franceses Kais Ruiz (12), o americano Ben Lederman (14) e o camaronês Patrice Sousia (15).
Lee Sung Woo, Barcelona (Foto: Reprodução / Twitter)Destaque sul-coreano sub-16, Lee  tem que esperar mais um ano para jogar no Barça (Foto: Reprodução / Twitter)FONTE: GLOBO