terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Eurico vê Doriva vitorioso e “antecipa” renovação com novo técnico do Vasco

Presidente pede futebol ofensivo e rechaça rótulo de experiência com treinador: "Vou fazer o possível para ficar até o fim do mandato do seu Eurico”, respondeu Doriva

Com respostas curtas, tratando o presidente do Vasco como “seu Eurico”, o técnico Doriva foi apresentado oficialmente em São Januário nesta segunda-feira. O novo treinador do Vasco, de 42 anos, que começou apenas em 2014 sua carreira fora das quatro linhas e tem dois clubes no currículo - Ituano e Atlético-PR, contou com total confiança do presidente vascaíno, que pediu futebol ofensivo e "adiantou" a renovação de contrato. O vínculo de Doriva com o Vasco é de um ano, mas Eurico espera que o treinador fique até o fim do seu mandato, em 2017.
Com intervenções a todo momento do presidente, Doriva, que riu bastante, mas parecia um pouco assustado com o protagonismo e as intervenções de Eurico na coletiva de imprensa, lamentou a demissão precoce no Atlético-PR e adiantou que vai aproveitar o conhecimento que tem de jogadores do futebol paulista para tentar reforçar o Vasco com jogadores ainda desconhecidos dos grandes clubes do futebol brasileiro.
- É uma satisfação representar essa marca Vasco da Gama, agradeço aos torcedores pela aprovação. Quero, com toda a minha simplicidade, vontade de vencer, quero abraçar esse projeto com toda a minha força - disse o treinador, que respondeu a Eurico dizendo que espera ficar no Vasco pelos três anos da administração do presidente.
Doriva coletiva Vasco (Foto: Edgard Maciel)Doriva recebe a camisa personalizada das mãos do presidente Eurico Miranda na apresentação (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Eurico sentou-se ao lado do novo treinador em São Januário - ao seu lado, José Luis Moreira, vice de futebol, que apenas acompanhou a coletiva -, entregou uma camisa personalizada da comissão técnica vascaína e revelou um pedido de um "torcedor traumatizado" com a falta de ofensividade do futebol brasileiro atual:
- Ele vem para colocar o Vasco para jogar para a frente. O estilo vai ser esse. Esse negócio de 8-3-1, 9-2-1, com certeza não vai acontecer. É um pedido meu. Ele arma o time como quiser, desde que o Vasco jogue para frente. Quando vierem jogar contra nós, em especial em São Januário, precisam saber que estão jogando contra uma amisa de peso - disse Eurico Miranda, que depois interrompeu uma pergunta de um repórter, que abordou a campanha pelo Ituano no título paulista de 2014, com poucos gols e defesa mais forte do que o ataque.
- Você quer que ele diga o esquema tático da equipe? O que não pode é passar 90 minutos e dar apenas um chute a gol. Futebol se resume a uma coisa chamada gol. Se não chutar, não sai. O Vasco vai mudar e é por isso que o Doriva está aqui - frisou.
Eurico fala em perfil do Vasco e avisa de "clássico à parte"
O presidente do Vasco afirmou que Doriva já foi avisado sobre toda a rivalidade e a importância que dá ao clássico com o Flamengo - os times se enfrentam dia 21 de janeiro, em Manaus - e quis enfatizar no início da entrevista que Doriva não veio como uma experiência nesse início de mandato. Ele lembrou o título paulista e elogiou as referências ao trabalho do novo treinador.
- Ele se encaixa perfeitamente no perfil. Muitos podem estar pensando que ele se enquadra no perfil salarial do Vasco. Não é isso. Se encaixa no perfil do clube mesmo. Não foi escolhido por acaso ou porque não havia outra opção. É um treinador jovem, vitorioso, com metas pessoais de acordo com as metas que o Vasco tem. De velho já basta eu para a presidência.
Do atual elenco vascaíno, Doriva já trabalhou com o atacante Rafael Silva e o zagueiro Anderson Salles na conquista do Campeonato Paulista de 2014 com o Ituano. Questionado sobre o aproveitamento desses atletas - e antes de ouvir Eurico questionar o repórter se era "cavadinha" -, o novo técnico elogiou os jogadores que vai agora rever no Vasco.
- Posso falar da época do Ituano. Comportamento espetacular, me ajudaram bastante no título. Os dois jogaram 90% do campeonato. Se eles ajudaram naquela época podem ajudar nessa nossa ocasião também - reforçou.

No Brasileirão 2014, o treinador dirigiu o Atlético-PR e, agora em dezembro, assumiu o Botafogo de Ribeiro Preto, São Paulo, para o Paulista de 2015. Como jogador, foi campeão mundial com o São Paulo em 1993 e fazia parte da seleção brasileira no Mundial da França, em 1998. 
O Vasco não quis renovar com Joel Santana e escolheu Marquinhos Santos inicialmente, mas um grave problema de saúde na família fez o técnico desistir de vir para o Rio. Outra opção, Gilson Kleina foi analisado, mas logo descartado em São Januário.
Confira outros trechos da coletiva de imprensa de Doriva:
Escolha pelo Vasco

O fundamental foi poder trabalhar em um grande clube como o Vasco, que tem por trás milhões de pessoas torcendo. Com relação ao pedido (por um time ofensivo), com certeza gostamos de futebol alegre, envolvente, que traga vitórias. Esperamos repetir esse êxito no Vasco.

Aprovação da torcida

É maravilhoso saber que estou vindo para uma família, que a torcida tenha me abraçado dessa maneira. Acompanhei a recepção positiva ao meu nome nas redes sociais. Minha resposta será com seriedade, afinco e determinação para vencer, ganhar títulos. Queremos colocar o Vasco no lugar de destaque que ele merece.

Categorias de base

Gosto de trabalhar com os jovens e o Vasco tem tradição nessa área. Não os conheço ainda, mas pretendo estar sempre com os olhos voltados para os jovens atletas.

Elenco

Quando a gente aceita o desafio de treinar uma equipe como o Vasco, é preciso estar pronto. Tenho que fazer esse time jogar para a frente, marcar no campo de ataque. Isso tudo a gente vai trabalhar no dia a dia. Estou feliz, empolgado com esse desafio e não vejo a hora de começar a trabalhar. Vamos planificar o elenco, ver cada nome com muito critério, os que tem contrato, os que podem renovar... Buscamos um elenco competitivo.
Eurico Miranda, Coletiva Vasco (Foto: Edgard Maciel)Eurico fala, Doriva ouve: presidente interrompeu a entrevista do técnico em algumas ocasiões (Foto: Edgard Maciel de Sá)


Anderson Salles e Rafael Silva

Posso falar da época do Ituano. Comportamento espetacular, me ajudaram bastante no título. Os dois jogaram 90% do campeonato. Se eles ajudaram naquela época, podem ajudar nessa nova ocasião também.

Perfil

Destaco a ambição. Os técnicos jovens estão buscando espaço no mercado. Estamos dispostos a nos arriscar. Trabalhar em um clube como o Vasco é uma grande projeção. O sonho de todo treinador é fazer um grande trabalho em um clube como o Vasco. Isso é o que me move.

Preparação

Acho que teremos o tempo ideal. Um período para conhecer melhor os atletas no nosso ambiente e tal. Depois vamos iniciar a temporar com jogos já de peso, o que é sempre importante para avaliar melhor os jogadores.

Reforços

Ainda não falamos disso. Falamos de alguns nomes apenas, mas teremos uma reunião específica para conversar sobre os atletas que aqui estão e aqueles que poderão chegar. Queremos um elenco com a força que o Vasco merece.

Comissão Técnica

Vou trazer um auxiliar técnico, Eduardo Souza. Vamos trabalhar juntamente aos profissionais que aqui estão, de maneira integrada, para dar sequência a essa família que queremos construir.

Mercado do interior de São Paulo

Conhecer os atletas é fundamental para montar uma boa equipe. Conheço vários do interior de São Paulo. É preciso sempre estar ligado e antenado a esses jogadores jovens que surgem e que podem brilhar no Vasco no futuro.

FONTE: GLOBO